Thursday, January 03, 2008

Atonement


Starring:
James McAvoy, Keira Knightley, Saoirse Ronan, Brenda Blethyn, Vanessa Redgrave
Directed by:
Joe Wright

Existe aqueles filmes que desde logo se observa que foram feitos meticulosamente pensados para nada falhar, onde tudo e calculado ao minimo promenor, mesmo aqueles aspectos que as pessoas consideram como inovadoras, demonstram grande estudo. Este Atonement e a prova desse academismo, de um filme que é irrefutavelmente generalista, capaz de agradar a todos, mesmo assim nunca esquece a sua componete evolutiva, arriscando em alguns segmentos principalmente na dinamica e na forma como o filme e montado. Consegue ao mesmo tempo ser um tradicional filme ingles de epoca, mas com a capacidade de se adequar no tempo e de ser inovador e surpreendente ao mesmo tempo. Nao surpreende que seja um filme a pensar nos premios, embora ate ao momento nao tenha confirmado o favoritismo que muitos lhe davam, pese embora o seu exito comercial so esta semana vai poder ser medido com a sua expansao, mas provavelmente e se as distribuidoras funcionarem, e um forte candidato as estatuetas.
O filme tem um ponto muito forte que é a sua dinamica generalista, ou seja o filme e para todos e provavelmente todos ficam satisfeitos com aquilo que acabam de presenciar, e sentem-se sempre perante um filme grandioso. provavelmente nao sera o filme que mais nos agradara do ano, talvez pela rigidez ideologica tipicamente britanica com que o filme e criado, principalmente nas dinamicas iniciais, mas depois consegue alterar, com força, com temas mais polemicos, faz deste Atonement um dos filmes mais fortes e coesos deste ano.
A historia parece basica mas nao é, um amor proibido entre um filho de uma criada e a filha do patrão com acusações e acima de tudo guerra no meio. As personagens estao criadas com um simbolismo demasiado enigmatico, o que de alguma forma faz com que o filme se fortaleça, principalmente as personagens centrais.
COntudo e principalmente num filme de guerra e amor, as comparaçoes sao impossiveis de nao se realizar e aqui atonement, nao entra nos grandes filmes da historia, apesar de toques e de colheitas directas a este filme, e um bom parente, mas nao uma obra de referencia.
E daqueles filmes que e um primor em quase todas as suas valencias, que o transforma por consequencia directa num grande filme, mas sem o encanto necessario em ser um filme para a eternidade.
O argumento tem um ponto muito interessante, o ser academicamente tradicional e coeso, e ter a capacidade de surpreender, nos parametros da temporalizaçao da narrativa, do paralelismo muitas vezes assumido. As personagens sao fortes e o filme ganha vivacidade com isso. Talvez peque em alguma ligeireza com que detalha a relaçao amorosa central, poupa no sentimentalismo, mas perde na força e quimica que o filme poderia transmitir.
A realização de Wright e quase perfeita, o realizador pensa todos os planos como se fossem quadros, pensa o filme na transfiguraçao da sua beleza para o espectador, aspecto que ja tinha potenciado em Orgulho e Perconceito, mas aqui torna tudo ainda maior, e principalmente no cenario de guerra, consegue transmitir imagens incriveis, protagonizando talvez o melhor momento de realizaçao do ano, na transmissão da partida dos soldados, com todo a destrutura imaginaria. Uma das sequencias mais deliciosas dos ultimos anos cinematograficos.
O cast, obviamente que Wright joga com confiança, por um lado da o protagonismo a sua menina, que ja tinha brilhado no seu filme anterior, embora com menos brilho, o seu papel acaba por ser consumido pelos restantes principalmente pelo de MCavoy, ele sim o grande protagonista do filme e sem sombra de duvida com uma das participaçoes e papeis mais fortes do ano, demonstrando estar em claro ascendente de forma e preparando-se para novos saltos. Talvez a diferença de concorrencia facilite a nomeaçao dela e nao a dele, mas no filme que mais certeza tem em estar nos galardoes e a jovem Ronan, explorando a sua juventude num papel de uma intensidade fisica muito forte.

O Melhor - O primor da realização e aquela contextualizaçao espaciado do embarque

O Pior - Algum corte temporal em determinados pontos

Avaliação - B

No comments: