Monday, January 14, 2008

Death Sentence




Existe argumentos muito parecidos, que acabam por surgir na mesma altura em maos diferentes, este ano existiu um grande paralelo entro o novo filme de Neil Jordan, The Brave One e este Death Sentence, a diferença estava no autor, se por um lado tinhamos a experiencia do irlandes, do outro a irreverencia de Wan, depois do grande sucesso criativo atingido com Saw. So que desta vez Wan esteve longe de surpreender o filme conjugou uma negaçao critica com uns deprimentes resultados de bilheteiro, que o tornaram num dos maiores floops em todos os aspectos deste ano cinematografico.

O Objectivo de Wan era promover o filme pela violencia, um filme de violencia pura, com o sentimento de raiva forte como pano de fundo, desinteressando-se em grande parte pela coerencia logica do guiao e tambem pela profundidade do mesmo. Encarando todos estes aspectos com um excesso de esteriotipo que o torna algo vazio, e apenas um filme de facil visualização, exageradamente violento e sem a densidade que o justifique.

O argumento e muito semelhante ao do ja analidado Brave One, numa saida um pai ve o filho ser brutalmente assassinado por um gang, maquiavelico, sem qualquer tipo de humanidade sendo simplesmente maus, o filme e recheado deste tipo de linearidades. Obsessivo tenta-se vingar numa escalada de violencia e contra resposta que termina muito ao nivel de taxi driver.. O filme e de um simplismo de processos exagerado totalmente tirado da realidade, sem no entanto que esta facilidade ate consiga em determinados momentos servir do ponto de vista de entertenimento.

Contudo o filme e demasiado facil, sem contexto, o que o torna num filme mediocre que ate teria algum espaço para crescer se aposta-se mais no drama e menos na violencia e acçao, principalmente nas sequencias de disputa de tiros, que chegam a roçar o irrisorio, principalmente na fuga da personagem central a estes.

argumento do filme sofre de falta de complexidade, as personagens demasiado lineares, os facilitismos da narrativa roçam por diversas vezes o alucinatorio, os sentimentos e o drama do filme e todo substituido pela crueldade da violencia grande parte das vezes descontextualizadas e gratuita, dando a sensaçao que o filme vai perdendo noçao da coerencia logica com o passar do filme, que o torna pouco maduro, embora como momentos de um ritmo constante interessante em prol do entertenimento.

Wan tem talento como realizador, consegue conjugar muito bem a funcionalidade das imagens com os objectivos do argumento, neste filme por vezes, com esse objectivo nao consegue tao bem contextualizar espacialmente as cenas, mas demonstra capacidade criativa e força de risco que podem ser bons indicadores de um futuro promissor.

O cast pensado na densidade dramatica propriamente do que na densidade fisica do filme, parece desencontrado do argumento, perdendo as potencialidades dramaticas de Bacon, num papel musculado que o actor nunca consegue convencer, numa das interpretaçoes mais falhadas da sua carreira demonstando o fraco momento de forma do actor. De resto as prestaçoes quase sempre indiferentes de preston e Goodman, nada adicionam ao filme.


O melhor - As sequencias de presseguiçao realizadas com muito realismo e creatividade


O Pior - O excesso de acçao e tiros falhados... chega mesmo a ser ridiculo


Avaliação - C

No comments: