Saturday, January 26, 2008

Cloverfield





Sempre foi um enigma o facto de um estilo que foi o mais rentavel de sempre em Hollywood acabou por nunca ter seguidores. Talvez por ser dificil criar um mito, e acima de tudo criar o ambiente publicitario que potencialize a fonte de rendimento que este filme tornou-se. Dai que alguns anos depois, surge com uma maquina publicitaria brilhante o primeiro descendente directo desse filme, pelas maos de um dos maiores criadores de misterio, o criador e argumentista de Lost envolveram-se neste projecto de baixo custo apostado na intensidade de um trailler inigmatico. Que surgiu como o primeiro grande fenomeno de bilheteira de Janeiro, compilando talvez o primeiro grande sucesso do inicio deste ano, nao so do ponto de vista comercial, mas tambem critico.

O filme consegue todos os propositos que se propoe, consegue ser extremamente ritmado, e acima de tudo transmitir toda a noçao de panico presente, a opçao pelo tipo de filmagem e brilhante, e esse aspecto faz com que toda a narrativa esteja articulada de forma magistrar a formula utilizada. Ja tinha aperciado a inovação e o caracter psicologioco de Blair Witch, achei este genero capaz de causar mais sensaçoes do que propriamente todos o «s limites do horror utilizado nos filmes convencionais. Contudo em Cloverfield vamos mais longe com efeitos especiais ao serviço desta formula, traduz ainda mais catastrofico todos os sentidos.

O argumento e o desenvolvimento e como toda a historia circunscrito a uma prespectiva, o espectador vai descobrindo, ao longo do filme em conjunto com os protagonistas o que se esta a passar, o que lhe confere um caracter quase interactivo ao longo de todo o filme, a dimensao fantastica e aproveitada no sentido de transmitir e aniquilar a esperança de um filme criativo ambicioso, que nao teve medo de errar.

Para alem deste ponto consegue tambem ser um filme sentimentalista, rico do ponto de rista do romantico, uma historia de amor, que ainda mais complexidade da a um titulo que ficara certamente na historia do cinema como um projecto revolucionario de um grande criador e economicamente curto.

A historia e simplista e sempre na primeira pessoa, numa festa de despedida de um jovem que vai trabalhar para toquio de repente, toda a cidade entra em caos com um estranho acontecimento, sendo que o filme e a descoberta da real dimensao do mesmo, a forma pura do panico, e a tentativa de reendição da personagem, no limite da subrevivencia.

O argumento do filme e na essencia pouco elaborado contudo uma certeza, e o filme ser totalmente criado num estilo pararelo, que necessita de uma articulação totalmente a todas a dimensoes no filme, e neste particular o filme atinge todas as dimensoes propostas.

A realizaçao e brilhante apesar das inumeras dificuldades que este tipo de filme tem, e da exigencia das mesmas nunca o filme perde contacto com a terra, consegue sempre ser correcto, e objectivo no que quer atingir.

Quanto ao cast sem qualquer tipo de estrelas, o certo e que a forma como filme e filmado, da um realismo que torna as interpretaçoes mais fortes, sendo uma componente muito forte, e extremamente valorativa do filme..


O melhor - A forma como transmite o panico


O pior - Esperar anos, por um descendente de um filme rentavel.


Avaliação - B+

No comments: