Sunday, January 06, 2008

National Treasure: Book of Secrets




Se existe figura proeminente no sucesso de obras feitas para televisao e cinema em prol de um divertimento puro, que colmina em sucesso comerciais sem precedente, esse e sem duvida Buckhaimer. Responsavel pelos maiores sucessos comerciais, parece ter o condão de tornar qualquer produção que integra num autentico fenomeno de bilheteiras sem precedentes independentemente do padão, historia e conceito que utiliza, sendo que consequentemente limita-se a gerir as sequelas que ainda mais rendimentos dão. Fez isso com Piratas das Caraibas e agora tem a segunda fase com National Treasure, um conceito que conseguiu inteirar-se so sucesso de investigações arqueologicas muito em voga com o Codigo Da Vinci, e com um conceito de divertimento puro conseguiu tornar esta saga num marco comercial nos periodos antecedentes ao Natal. Se bem que a nivel critico o filme passe sempre um pouco indiferente o certo e que em termos de bilheteira o filme voltou a explodir, e nao fosse a loucura em torno de I Am A Legend teriamos o grande vencedor deste final de ano.

A grande proeza de Buckhaimer e saber repetir formulas sem ser demasiado repetitivo na forma como o filme e construido e narrativa evolui, sabe perfeitamente analisar o sucesso do filme, e aproveitar o que de melhor estes tem, na proximidade ao espectador e dar-lhes mais relevo nas sequelas. Neste filme embora sem a campanha mediatica do primeiro, talvez por este servia de bom chamariz a sua sequela

O filme consegue manter o nivel do primeiro filme, muito em prol de uma acção pura, com toques de comedia num filme com registo familiar, optimo para visualizar com muita gente, com bons enigmas, boas piadas, e muita açao nos argumentos mais fortes para fazer um filme vencer em qualquer espaço. Desta vez Ben tenta provar a inocencia e verdade de um familiar, a procura de um tesouro que o leva a alguns dos sitios mais emblematicos do planeta.

Claro que o filme, perde pela primazia do divertimento puro, as sequencias sao na sua maioria irrealistas, os conflitos e os trilhos sao articulados e concluidos sempre de uma forma demasiado ficional, e acima de tudo, a facilidade dos protagonistas em busca dos seus objectivos, se por um lado aproximam o filme por outro lado tornam-o demasiado infantil em determinados momentos.

O argumento e perfeito numa logica comerical, mas algo limitado do ponto de vista do conteudo, as personagens introduzidas, sao demasiado basicas, e pouco profundas, mesmo assim aproveita as potencialidades das anteriormente introduzidas. Consegue balancear muito bem as dinamicas de acçao e de comedia.

A realização nao e perfeita nem perto disso nem sempre consegue potencial o que o filme pode potenciar, parece-nos que o filme e demasiado grandioso para o talento do seu realizador, aspecto que ja se denotava de uma forma mais ligeira no primeiro filme.

Quanto ao cast, num ano completamente para esquecer para Cage o regresso a uma personagem de sucesso pode ser o ar que necessitava para um regresso em melhor forma, mesmo assim denota-se a falta de rotina do actor em papeis mais exigentes, necessita rapidamente de voltar aos filmes de autor, e descentrar-se tanto da acçao pura. Nos secundarios todos a um bom nivel dentro dos propositos do filme.


O melhor - O aproveitamento total da funçao divertimento


O Pior - Alguns aspectos do guiao demasiado fantasiosos


Avaliação - B-

No comments: