Thursday, March 16, 2023

Your Place or Mine

 A Netflix tem uma agenda de lançamento das suas longas metragens pensada do primeiro ao ultimo minuto para cada temporada. No dia dos namorados lançou esta comedia romantica com duas figuras maiores do genero, num filme para grande publico. Comercialmente as coisas ate podem correr bem porque e do tipo de produto que raramente falha com a expansão da Netflix, mas em termos criticos as coisas não foram brilhantes, muito na mediania que o genero habitualmente tras.

Sobre o filme é aquele filme romantico tipico de grande familia, sem muitos atributos, com uma historia previsivel, e tentando que os seus protagonistas encaixem imeditamente o prototipo da carreira com pouca inovação. Alias o filme e bastante obvio, quase sempre pouco engraçado do primeiro ao ultimo minuto, acabando por não ser pessimo pelo facto de ser simpatico no final feliz.

Outro dos pontos que o filme parece funcionar e nas diferenças entre os territorios, o filme consegue moderadamente criar quimica entre personagens a distancia o que nem sempre e facil. Contudo este e o ponto central do filme e falhar nele seria obviamente um falhanço total de todo o projeto.

Por tudo isto um obvio e pouco trabalhado filme do dia dos namorados, que quer transmitir emoçoes simples, num filme idilico e romantico. Por seu lado o filme falha por completo no que diz respeito ao seu funcionamento comico, nunca tem piada embora faça diversas tentativas para o ser e isso leva o filme nem sempre ser proximo do publico.

A historia fala de dois amigos de longa data que vivem afastados pese embora contactem diariamente, até que acabam por trocar de realidades, percebendo melhor a vida um do outro e o que os une realmente.

No argumento o filme tem uma historia que funciona na quimica a distancia o que nem sempre é facil num projeto como este, mas por outro lado parece-me claro que em termos comicos o filme nunca é realmente eficaz e isso e culpa dos dialogos e situações nem sempre muito bem montadas.

Na realizaçao Brosh Mckenna e uma realizadora que tem aqui o seu projeto maior como realizadora depois de uma carreira com alguns argumentos reconhecidos. O filme tenta ser energenico, original nas piadas mas nem sempre consegue por culpa de uma historia algo basica e pouco humoristica.

No cast Witherspoon tornou-se uma actriz de comedias romanticas, o que é redutor principalmente por outros momentos que ja exibiu na carreira, que agora resume-se a este irritante tipo de personagens. Ao seu lado Kutsher e mais do mesmo, com a diferença que as suas mais que muitas limitações dramaticas impediram de alguma vez ser um ator de primeira linha, e aqui exibie tudo isso.


O melhor - A quimica a distancia.

O pior - O filme tenta ser engraçado sem qualquer sucesso.


Avaliação - C-



No comments: