Saturday, March 18, 2023

True Spirit

 Num ano que vai ser decisivo no que diz respeito á forma como a Netflix se vai assumir em termos de cinema internacional, os primeiros meses tem sido algo pausados com estreias de filmes diversos de diversas proveniencias. O inicio de Fevereiro foi marcado por esta historia agora no cinema de uma jovem que circundou o mundo com todas as dificuldades desde a Australia. Em termos criticos a mediania de um filme efetuado de uma forma muito familiar, sendo que comercialmente e na falta de figuras de primeira linha o resultado não foi o mais imponente tendo em conta a distribuição NETFLIX.

Desde logo parece importante sublinhar o valor da historia que o filme conta, algo que se calhar passou desprecebido a maioria dos mortais mas que acabou por ser bem seguido na Australia. O filme demonstra bem essa grande entrega da personagem, embora no que diz respeito a realizaçao das sequencias mais dificeis o filme e algo limitado, talvez pela dificuldade de orçamento mas isso termina tambem com algum rigor por exemplo na forma sempre simpatica e organizada que o veleiro continua ate ao fim.

Tambem no que diz respeito as especificidades da história, cria-se a ideia que o filme é muito pouco trabalhado nas personagens, que acaba por ser demasiado simplista, para um filme de adolescentes, quando fica a ideia que o filme merecia maior contexto, mais personagens e menos tornar o feito uma filosofia de vida, onde o filme acaba por mergulhar na maioria dos cliches.

Por tudo isto True Spirit e um filme simpatico, para os mais jovens, com poucas ambições quando ao resto, para alem da historia de base o filme é muito pouco trabalhado em tudo o resto, talvez por limitaçoes financeiras de um filme de base australiano. Este e o tipo de registo que da para preencher a biblioteca nova da Netflix mas pouco mais.

A historia segue uma jovem que apos aprender a velejar tem como sonho circundar o mundo sozinha, o que a leva a uma aventura de risco e superação que acaba por ser a influencia para muitos jovens para concretizar os seus sonhos.

No que diz respeito ao argumento, o filme acaba por ser demasiado minimalista, sem grandes dialogos, sem grandes personagens, limitando-se a potenciar o feito, isso faz com que o filme encaixe numa normalidade quase banal que acaba por ser curto.

Na realizaçao do projeto Sarah Spillane tem aqui o seu trabalho mais visivel, onde as dificuldades financeiras poderão ter limitado as sequencias de alto mar, e de confornto com tempestade onde o filme é sempre pequeno, e isso era fundamental no impacto real do filme.

No cast por fim, podemos dizer que a escolha de Corft e demasiado fisica pela similaridade com a personagem mas pouco mais, muito por culpa da forma como o filme tambem não deixa construir a personagem. Nos secundario algumas figuras conhecidas mas pouco relevantes num filme pouco ou nada exigente para os seus intervenientes.


O melhor - O feito que o filme da a conhecer.

O pior - A forma como o filme não consegue ser minimamente realista nas personagens


Avaliação - C



No comments: