Friday, March 03, 2023

Maybe I Do

 As comedias romanticas tradicionais foram um genero cinematografico de sucesso principalmente nos anos 90 e com a passagem do milénio foram predendo protagonismo, dai que agora quase não surjam filmes romaticos de base, sem grande malicia, e quando saem o resultado e como este filme, um desastre comercial autentico, pese embora a reunião de diversos consagrados, sendo que criticamente as coisas também não correram particularmente bem.

Se estamos no tempo em que uma comedia romantica que explora os amores e desamores de jovens não é propriamente apelativa, imaginem na terceira idade. O problema do filme começa por ai, por tentar fazer idosos descobrir o amor, mesmo que seja apresentado quatro atores diferentes e acima de tudo bem diferentes naquilo que é a forma como envelheceram. Aqui começa o problema, nenhuma personagem não encaixa em nenhuma, e pior que isso o filme parece não levar minimamente a serio a força do amor, na forma quase superficial como o trata.

Mas se no lado da terceira idade, o filme tem dificuldades e na maior parte do tempo acaba por ser completamente sem sentido, ainda é pior no amor jovem que serve como marca de agua. O filme tenta fazer um paralelismo entre pais sogros e o amor que eles procuram, mas é uma confusão tão grande que acaba por tornar tudo pouco intenso e um conjunto de frases que são ditas, sem convicção e sem qualquer tipo de objetividade.

Por tudo isto podemos dizer que o filme é um completo ato falhado para todos, para os mais velhos porque são empurrados para um filme que é uma clara sobra de hollywood, e o casal mais novo que aparece como pano de fundo de atores em final de carreira que chegaram a este ponto desgastados e tentam fazer pela vida para aparecer, tudo isso numa historia de amor que nunca é minimamente emotiva e proxima do espetador.,

O filme fala de um casal de jovens, indecisos quanto ao casamento que tudo tenta ficar definido numa reunião familiar em que todos descobrem que os amantes são os respetivos pais do outro elemento do casal, em busca da definição de felicidade de cada um.

O filme tenta ser diferente nas ligações e na encruzilhada, mas não o é porque não consegue ser engraçado ou mesmo curioso nestas dinamicas. Nunca consegue na verdade proporcionar qualquer gargalhada no espetador. Por outro lado lida com as relações de uma forma superficial que nunca consegue ser minimante romantico.

No que diz respeito a realização Michael Jacobs e um escritos de televisão de sucesso moderado que tem aqui uma obra de apresentação foruxa. O filme e realizado como as comedias simplistas de televisão dos anos 90 sem qualquer risco, e provavelmente sera o momento mais mediatico de uma carreira invisivel.

No cast ja disse aqui que o final de carreira de Keaton e penoso, fora de forma, personagens sempre iguais, pouca ou nenhuma graça para quem se dedica a comedia. H Macy foi o que melhor envelheceu e tem o melhor papel, sendo que Saradon e Gere são meros acessorios para demonstrar que fisicamente envelheceram melhor, ja que as personagens em si não existem. Pena para Roberts e principalmente Bracey que tem na presença neste filme o assumir que as carreiras não evoluiram como esperavam.


O melhor - Talvez o ligeiro segmento inicial de Keaton e H Macy .

O pior - A falta de graça que o filme tem ao longo de toda a sua duração.


Avaliação - D



No comments: