Saturday, March 04, 2023

Infinity Pool

 Cada vez mais temos percebido que a descêndencia se torna cada vez mais normal em Hollywood, sendo que isso passa não só pelos atores mas mais recentemente também em realizadores apostados em seguir legados. Este e o filme mais visivel de Cronemberg junior, onde se observa de uma forma clara todas as influencias de David. Este filme de terror excentrico acabou por resultar em termos criticos, talvez ainda mais do que nos ultimos temos o mais experiente tem feito, contudo comercialmente, e tendo em conta que ainda não tem um nome muito declarado o filme ficou um pouco aquem tendo em conta a distribuição que conseguiu ter.

Infinity Pool e o tipico filme mediano da familia Cronemberg, que tenta juntar o terror com uma sociedade de excessos, que escolhe bem os seus interpretes ja que a sua dupla deve ser das em melhor filmes para filmes que querem intensidade e densidade psicologica, numa viagem pela loucura das personagens. O filme é exagerado mas acima de tudo tenta dar uma volta aos limites da mente humana, com um estilo de realização caotico proximo do publico. O filme resulta, mas fica a ideia que a tudo não e propriamente novo.

O filme quer chocar e na maior parte do tempo consegue, sequencia apos sequencia o filme vai mais longe, vai ao lado negro das personagens em ferias, numa metafora para o desligar tipico desses momentos. POr outro lado o parametro sci fi tao comum no cinema de Cronemberg e a homenagem ao pai, todos podemos pensar que é de mais, mas o filme chega aos seus objetivos.

Num Janeiro marcado por terror, psicologico ou fisico o resultado deste filme é intenso é visualmente arrojado, mas fica a ideia que não e orignal, este lado doentio de ricos ja foi usado em diversos filmes com estilos totalmente diferentes, mas que penso que em alguns filmes foi mais conseguido para alem do exagero que acaba por ser o pano de fundo do filme.

A historia segue um casal no Resort, que de repente se associa a um grupo de outros veraniantes, que muda por completo quando um acidente acontece e percebem as regras estranhas da justiça do local onde se encontram.

Em termos de argumento a ideia de base tem uma premissa proximo de outros filmes sobre a excentricidade de ricos, mas por outro lado tem um lado sci fi que da ao filme um teor proprio. Nao e propriamente tabalhado em termos narrativos de uma forma diferenciada, mas o resultado e competente.

Cronenberg Jr e um realizador que parece muito influenciado no estilo do pai, que acaba por ser bem patente neste filme. O exagero, a falta de regras, a cor, o movimento, num filme de exageros totais do primeiro ao ultimo minuto, mas que tem assinatura, preincipalmente da familia.

No cast o filme e hábil, poucos neste momento conseguem dar a plasticidade e a intensidade de Gooth, a nova rainha do terror e Sarsgard, que contorna algumas limitações dramaticas com uma intensidade fora do comum que tem preenchido a sua carreira. O risco faz parte da carreira de ambos e acaba por ser mais um passo nesse estilo.


O melhor - A intensidade da dupla de atores.

O pior - Não e propriamente uma premissa original



Avaliaçãoi - C+

No comments: