Wednesday, March 22, 2023

Magic Mike's Last Dance

 Soderbergh decidiu em plena pandemia que um dos seus proximos projetos seria o regresso à história de Magic Mike, um dos seus ultimos sucessos depois de ter passado a carreira com filme com produção mais pequenos, a maior parte dos quais diretamente para streaming, algo que também estava no planeamento deste novo episodio do Stripper mais conhecido de Hollywood. COntudo e na falta de claros players para o dia dos namorados a WB mudou a estrategia lançando o filme nos cinemas. Criticamente o filme voltou a desiludir como o segundo filme, comercialmente os resultados também foram frágeis principalmente tendo em conta o alto de grau de distribuição e a pouca concorrencia.

Eu pessoalmente confesso que não gostei de nenhum dos filmes da saga, sendo que foi evidente que os mesmos foram perdendo qualidade, sendo este de longe o pior, o mais vazio e sem sentido de todos. Ora bem temos um filme sem personagens em que tudo ocorre por mero acaso, sem ser consequencia de nada, num filme preguiçoso que acaba por desistir de todo para o festival final, o unico ponto que parece trabalhado mais na otica do espetaculo do que no cinema.

Ate la o filme desaproveita qualquer enredo, não conhecemos as personagens e mesmo Mike, que ja conhecemos de dois filmes esvazia-se por completo, sendo apenas um Toy Boy nas mãos de uma mulher rica e o filme conforma-se com isso. O alegado romantismo que o filme quer dar a trama não existe chegando mesmo a ideia que o filme não sabe o que fazer com aquela relação.

Ou seja um total vazio durante as quase duas horas de filme, onde temos Tatum a dançar, algo que ja sabemos que faz bem em diversos projetos, temos um espetaculo ideologico que ficamos a desconhecer os motivos ou será que o plano ideologico subjacente a uma narradora tem algum lado mais forte que nos ultrapassa, enfim uma total perde de tempo e dinheiro da WB.

O filme segue Mike, agora com dificuldades financeiras causadas pela crise pandemica que ao trabalhar como Bar Tender conhece uma mulher rica a quem se liga, a qual lhe coloca a oportunidade de dirigir um show num teatro londrino sobre a sua especialidade, dança sensual masculina.

E no argumento que o filme falha por completo, já que o enredo na essencia não existe, em personagens, em fundamentos em valores morais, um deserto de ideias para alem do aparecimento do Mike, comercialmente falando.



Soderbergh e um realizador que concilia projetos originais reconhecidos com alguma dificuldade, de com meios fazer rentabilizar os seus projetos maiores, torna-o algo estranho o seu percurso, já que a sua vasta filmiografia tem classicos e filmes de qualidade muito diminuta. Aqui tem talvez dos seus piores trabalhos, onde apenas as coreografias finais funcionam.

No cast Tatum sabe dançar, teve algum valor comico e romantico, mas com o passar do tempo as suas dificuldades dramaticas limitaram o seu percurso, sai regressar sempre ao seu ponto de abrigo. Hayek tambem esta longe de ter tido uma carreira de primeira linha, com aparições mais de nome do que de talento, esta é mais uma.

O melhor - As coreografias finais.

O pior - Dos piores argumentos que me lembro


Avaliação - D

No comments: