Tuesday, March 07, 2023

LIving

 Existe filmes tradicionais britanicos que são sempre uma presença assidua nas corridas aos prémios todos os anos, este ano foi este peculiar filme sobre recuperar o sentido da vida, que foi acima potenciado pelas otimas avaliações fornecidas à construção de Nighty mas também por ter o argumento de Ishiguro, um vencedor do premio Nobel da literatura. O filme conseguiu uma excelente receção critica mesmo nos seus padrões tradicionais, sendo que comercialmente e principalmente com a presença dos premios os resultados tornaram-se razoaveis.

Sobre o filme podemos dizer que temos o tipico filme tradicional britanico, com muito sentimento, com uma moral enraizada mas por outro lado demasiado lento, demasiado preso aos costumes rigidos e nesse particular o filme pode ter uma mensagem forte mas a forma como a transmite e um pouco ou mesmo demasiado lenta para ter um impacto acrescido junto do espetador.

O filme vai de encontro nos momentos de explosão da personagens a sequencias de dialogos introspetivos sobre a vida, sem duvida bem escritos, ou não tivesse um escritor de excelencia como argumentista, mas a ligação entre as cenas e mesmo a personagem central fica sempre um pouco adormecida na comunicação com o espetador, que vai sorrindo a construçao de Nighty muito pelos momentos musicais.

Ou seja um pequeno filme, bem escrito nos seus segmentos com uma historia comum mas com uma mensagem forte. Realizado na tradição mais rigida britanica que ja nos deu diveros filmes acaba por ser um filme algo natural no percurso mas longe de ter a capacidade ou impacto de outros filmes.

A historia segue um rigido chefe do departamento de obras publicas que tem como unico objetivo comportar-se mediante os padrões que acaba por perceber que tem uma doença terminal e tenta resgatar os ultimos dias de vida.

O argumento do filme é forte no lado especifico mais do que na força da sua generalidade. Temos um filme com bons dialogos, melhor que personagens, uma mensagem forte, mas algo igual a outros filmes. Acaba por ser nos detalhes que percebemos a força do argumento.

Na realização o projeto foi entregue a Oliver HErmanus um sul africano mas com um estilo de cinema muito britanico que acaba por ser muito rigido na formula que quer. Encaixa perfeitamente no estilo de comunicação mas ja vimos isso antes. E um filme de detalhes bonitos.

No cast Nighty tem um bom papel, principalmente potenciado pela rigidez que sabe bem construir mas tambem pelo lado musical. Pode ter sido algo sobrevalorizado em face da carreira. POuco ou nenhum espaço para os secundários pese embora eles acabem por ter o espaço concreto no filme.


O melhor - Os dialogos pos revelação

O pior - O ritmo demasiado adormecido


Avaliação - C+



No comments: