Monday, March 27, 2023

The Amazing Maurice

O mundo do cinema de animação esta um pouco parado nestes primeiros meses do ano, apenas com a Netflix arriscar embora a Pascoa e Super Mario estejam apostados em mudar isso. Não obstante desta pouca aposta em Fevereiro foi lançada esta animação inglesa, a qual viu a luz do dia em muitos mercados em 2022. O filme passou com mediania critica que não lhe permitiu um impacto que a tornasse relevante do ponto de vista comercial, onde os resultados, principalmente nos EUA ficaram muito longe do esperado.

Sobre o filme podemos dizer que temos a tipica animação de segunda linha, com os cliches todos dos filmes de animação, com a mensagem moral direta e igual a muitas outras, num filme que se torna quase sempre mais de ação do que comico. Poderá resultar como unica curiosidade mais significativa a referência a outras historias conhecidas mas pouco mais, ficando a ideia que o filme tenta ser mais eloquente do que na realidade consegue ser.

O problema deste filme de animais e que o valor moral e mesmo o desenvolvimento narrativo dos mesmos acaba sempre por ser muito igual, o que quando surge em produtoras com menos meios acaba sempre tambem por no plano tecnico não ser particularmente diferenciado, e por isso fica a ideia de mais do mesmo no que vimos.

Ou seja um filme medianissimo, que mesmo no terreno de animação em baixo de forma não será particularmente recordável, ficando a ideia de um filme com muitas figuras britanicas conhecidas nas vozes mas pouco mais, tenta ser mais engraçado do que consegue ser e isso não e propriamente um elogio ao resultado final do filme.

A historia segue um grupo de ratos, um gato e um rapaz que ganham dinheiro numa imitação do flautista de Hammelin, contudo com a chegada a uma pequena cidade onde não existem ratos, todos vao ter de perceber o segredo para os ratos ali nunca conseguirem existir.

O filme tem uma historia que defende os valores da convivência entre as especies, como ja muitas vezes assistimos em filmes de segunda linha de animação. Não e propriamente diferenciado, com algumas curiosidades, ainda que poucas, e um humor de pouco resultado.

Na realização temos uma dupla com diferente grau de experiencia, um quase estreante e um Genkel ja com alguns projetos de animação de segunda linha com pouco ou nenhum impacto, e náo me parece que seja neste filme que ganhe outra dimensão.

O filme chama a vista pela quantidade forte de atores ingleses que acabam por encaixar nos diferentes personagens que o filme nos dá. E talvez dos pontos onde o filme tem mais eficacia e chama mais a atenção embora muitas vezes isso, na animaçao seja a tentativa de chamar a atenção para aspetos menos relevantes.

O melhor - As curiosidades das historias conhecidas.

O pior - Em termos de humor o filme quase nunca resulta<


Avaliação - C



No comments: