Tuesday, March 28, 2023

Cocaine Bear

 Existem histórias tão peculiares que mesmo o cinema tem dificuldades em a encaixar num argumento de Hollywood. Isso e o que acontece nesta adição de urso preto por cocaina, fruto da libertação do produtor em plena selva e no impacto que isso teve nas pessoas que por ali andavam. Esta adaptação sob a forma de comedia de terror, não foi propriamente brilhante do ponto de vista critico, contudo comercialmente foi um sucesso interessante, talvez potenciado pela originalidade da ideia.

Cocaine Bear vale acima de tudo pelo insolito total da base da historia, ainda para mais quando se trata de algo baseado em factos reais. Como filme tem muito mais dificuldade de resultar para além de algumas piadas, a maioria das quais na boca da personagem Henry, já que no restante temos o exagero sanguináreo de um filme duro, e muitas personagens, a maioria das quais tão desnorteada como a base.

Isso não quer dizer que o filme seja mau, alias fica a ideia que o filme quer ser uma comedia simples sobre o assunto, e nisso acaba por ter um entertenimento razoavel, que não se leva a serio. Fica a ideia também que poderia e deveria ter sido muito mais funcional em termos de humor e que algumas personagens são desaproveitadas em prol da ação e o horror da ação do urso.

Enfim um filme peculiar, de desgaste rápido, numa comedia de terror, um género que nem sempre tem muitos filmes, mas que neste caso tem como elemento de sedução maior a historia ter base real. Na concretização fica a ideia que o filme poderia ter sido mais adulto, até mais disparatado, e no balanço fica pela total mediania.

O filme fala de uma serie de pessoas que se encontram numa floresta onde uma ursa selvagem após se tornar dependente de cocaina se torna violente e coloca em causa a integridade fisica de todos com quem interage,

O argumento não é brilhante, para alem da ideia que tem a base real, na concretização o filme tenta não se levar a serio num humor constante que nem sempre é equilibrado, com alguns estilos a serem mais funcionais que outros. Fica a ideia que em termos de personagens, temos algumas que são desaproveitadas talvez por excesso de esteriotipo de outras.

Na realização Banks tenta criar uma carreira em filmes comedia de grande estúdio, terreno que normalmente não cria grandes cineastas. Tem sempre em mente o humor, o que acaba por ser a melhor solução, mas fica a ideia que será sempre uma segunda escolha para projetos menores.

No cast o filme tem um elenco de algumas figuras conhecidas, mas as personagens tem apenas um lado comico. Não estão no melhor momento nenhum deles, acabando por ser o jovem Christian Convery, que acaba por ser o que melhor encaixa nos papeis.


O melhor - O humor de algumas personagens e o dado real do filme, insólito.


O pior - O filme fica no limbo de registos 


Avaliação - C



No comments: