Saturday, March 18, 2023

The Magician's Elephant

 Se existe espaço no panorama cinematografico onde a Netflix tem conseguido se impor acaba por ser na animação, onde para além do oscar obtido este ano tem elevado a qualidade dos seus produtos que acabam por ser esteticamente interessantes com uma ideologia positiva. Este ano e para este pre pascoa eis que surge mais uma produção, que ao contrario das anteriores não conseguiu propriamente um resultado critico muito imponente, ate demasiado mediano para a aplicação. Comercialmente os filmes de animaçao ainda não são o terreno mais forte da operadora, pese embora seja um dos que tem mais qualidade.

Este projeto que acaba por ter uma narrativa simples, de magia e reencontro, tem como principal elemento sedutor o espaço onde tudo se passa, uma vila bucolica, desenhada ao mais pequeno promenor para fornecer imagens unicas e impactantes que tornam o filme desde logo muito bonito, mesmo que em termos de realismo a Netflix ainda tenha neste projetos menores alguma dificuldade para chegar ao nivel de Disney ou mesmo Dreamworks.

Narrativamente o filme está longe de ser tão competente, a historia é igual a muitas, previsivel, uma mistura de narrativas que jã existiram, que acaba por ser salva pelo facto do filme ser bonito e transmitir boa mensagem de reencontro, apesar de no primeiro minuto todos percebermos como o filme vai acabar e o ritmo por vezes ser algo sonolento.

Ou seja um bonito filme de animaçao, com uma historia previsivel e algo repetitiva, que esta longe do que de melhor a produtora ja fez, mas mesmo assim e pelo caracter estetico do espaço merece ser visto, porque a mensagem é positiva embora o filme seja apenas basico.

A historia fala de um orfão que depois do contacto com uma vidente descobre que para descobrir a sua irmã viva tera de seguir um elefante, o qual percebe a existencia depois de num espetaculo de magia ele surgir de uma forma pouco ou nada ortodoxa.

Em termos de historia o filme e previsivel, apesar de transmitir mensagem e emoçao positiva, e tudo demasiado igual a outros filmes. O ritmo da falta de humor torna o filme algo pausado, e não é no argumento que o filme tem os seus melhores elementos.

Na realizaçao Wendy Rogers tem aqui a estreia onde dá primazia ao lado estetico do filme mais do que o realismo e acaba por me parecer a melhor opção, o filme é bonito, todos gostariamos de ir aquela cidade, mesmo que em termos produtivos não seja espetacular.

O cast de vozes da adaptação portuguesa não é feliz, demasiados maneirismos na forma de comunicar dos interpretes não faz desta adaptação o melhor trabalho.


O melhor - A estetica da cidade onde passa o filme.

O pior - E tudo demasiado previsivel


Avaliação - C+



No comments: