Friday, March 17, 2023

M3GAN

 Janeiro é conhecido por ser um mês pródigo no cinema de terror, principalmente com apostas mais comerciais do que criticas. Dai que tenha sido surpreendente que o primeiro filme a ser lançado em distribuição wide do cinema internacional tenha-se tornado de forma imediata um sucesso critico, e acima de tudo comercial que já garantiu a sua sequela.

Sobre o filme temos o filme tipico de James Wan de terror estetico baseado na figura da boneca. O filme tem uma introduçao interessante na forma como contextualiza o filme na atualidade de uma procura cada vez maior por tecnologia e inteligencia artificial, no desenvolvimento do filme, tudo torna-se mais simples e previsivel, com valor estetico.

O filme e simples, processos iguais a muitos, mas esta formula e aceite de um filme com ambiçoes limitadas que foram totalmente cumpridas. O filme nao quer ter grande logica do ponto de vista de personagens, nem mesmo do balanço fisico que e sempre o calcanhar de aquiles do filme. Mas no final fica a clara ideia que o filme consegue ter terror e ser curiosos, muito proximo de outro filme sobre bonecos criminosos.

Por tudo isto M3gan cumpre os designios que se propoem, nao sendo um filme de primeira linha do terror, parece nunca ter essa ambiçao, vai de encontro a um estilo de Wan como produtor tem criado bem em Hollywood e o que o faz liderar com diferença o genero. Teremos sequela e a originalidade do projeto desaparecera mas o dinheiro regressara.

A historia fala de uma fabricante de brinquedos que fica com a sua sobrinha a cargo, no momento em que desenvolve a sua nova invenção, uma boneca com inteligencia artificial capaz de reagir aos seus donos e as suas necessidades.

EM termos de argumento o tema e atual, e isso acaba por ser um bom ponto do filme, que no seu desenvolvimento acaba por ser em tudo mais simplista e mais rotineiro, chegando mesmo a ser previsivel.

Na realizaçao do projeto Jhnstone e o novo protegido de Wan vindo da televisao e do terror. O filme e mais atual do que esteticamente imponente em termos de terror, onde todos os pontos ficam a cargo da boneca mais que real. A ver o que segue para perceber se foi tarefa ou o inicio de um bom projeto de realizador.

No cast Williams tem dedicado a carreira ao genero onde parece ter dificuldade em sair. O filme pede pouco bem como a jovem Violet Mcgraw muito proxima do genero que tem pautado a sua carreira. Nao temos propriamente um filme exigente para os seus interpretes.

O melhor - A estetica de M3GAN

O pior - A previsibilidade


Avaliação - C+



No comments: