Thursday, June 16, 2022

The Walk

 Existem pequenos filmes que fruto do reconhecimento em festivais menores acabam por criar a sua volta algum mediatismo que o leva a um lançamento maior, mas que depois se percebe que não resulta num filme claramente eficaz. Isso foi o caso deste muito premiado The Wakl que quando caiu nas avaliações maiores acabou por falhar com resultados criticos algo medianos com pendor negativo o que levou o filme a uma total indiferença critica.

Sobre o filme podemos começar por dizer que se trata de um filme pequeno, claramente de produçao baixa que demonstra isso do primeiro ao ultimo minuto. Depois o filme e tambem pequeno no argumento e na forma quase absurda com que as personagens se colocam nas suas posiçoes para fazer funcionar o conflito mesmo que todos os dialogos e situações sejam recheadas de cliches sem qualquer sentido ou qualquer coesão.

O filme e um conjunto tipico de cliches do primeiro ao ultimo minuto, desde a paixao proibida, desde o passado escondido do protagonista a sua redençao, o filme e um conjunto de atos conhecidos sobre os filmes de racismo reunidos num filme mal montado, e com um argumento e atores claramente de serie b, que torna tudo denunciadamente mau, não tendo o filme em momento algum capacidade para alterar este destino.

Ou seja um filme claramente fraco, que podera ter o lado positivo de relatar uma fase propria da integraçao de raças e da forma como isso foi aceite pelas pessoas. Mas como intriga um filme com dificuldades em fazer sentido, em não ser denunciadamente de baixa qualidade e quando assim o é, tudo acaba por ser muito fraco.

A historia segue um policia integrado num bairro problematico onde a raça negra não é aceite, o qual terá como missão proteger os alunos negros na integraçao da escola comunitaria, contra os gangs do seu passado.

Em termos de argumento, para alem da normal vantagem do filme trazer um aspeto proprio da historia, a forma como a intriga cresce e mais que isso a forma como o filme não existe em termos de personagens e situações, torna-o declaradamente um filme de baixa qualidade que acaba por o ser do primeiro ao ultimo minuto.

Na realizaçao deste projeto Daniel Adams e um experiente realizador de pouco sucesso, que com este filme conseguiu ganhar muitos premios, mais pelo lado politico do que pela qualidade do seu trabalho, o qual veio declaradamente a falhar nas avaliações maiores. Nao penso que tenhamos grandes desenvolvimentos deste realizador no futuro.

No cast, temos desde logo um Chadwick a demonstrar a razão pela qual nunca conseguiu se impor num cinema de primeira linha, com uma interpretação monocordica, recheada de tiques sem sentido e pouca presença. Ao seu lado um Piven desgastado, longo do sucesso que muitos pensavam que ia ter. Salvaguarda o filme a sempre intensidade de Mcdonald da aos seus vilões e um Howard sempre certo, que merecia mais oportunidades em filmes de outra dimensão.


O melhor . O acontecimento historico que contextualiza o filme.

O pior - As personagens completamente redutoras


Avaliação - D+



No comments: