Sunday, June 19, 2022

Spiderhead

 Apenas três semanas depois de Kosinski ter convencido o mundo critico e comercial com o novo Top Gun eis que o realizador acompanhado novamente de Miles Teller surge nesta produçao Sci Fi da Netflix, apostada em preencher o ocio do verão dos cinefilos, com grandes nomes na interpretaçao. Ao contrario de Top Gun este filme nao convenceu do ponto de vista critico com avaliações medianas com pendor negativo. Comercialmente a presença principalmente de Hemsworth valera o filme deste ponto de vista para ser um dos produtos mais vistos da famosa aplicação.

Sobre o filme temos um tipico filme do futuro e de uma experiencia numa prisão com contextos diferenciados. O filme vai criando uma intriga a ritmo lento, mas fica a ideia que o filme tenta explorar uma premissa de etica e valores morais, mas que acaba por ser um indiferente filme de ação, de fuga e pouco mais. O filme acaba por ser previsivel nunca trabalhando as personagens nem os seus conflitos e isso faz com que o filme nunca consiga tornar os seus pontos de conflito como interessantes.

E se no argumento residem a maior parte dos problemas do filme, ja que fica a clara ideia que o filme tenta ser mais complexo e cogntivo do que realmente consegue ser. Mas tambem na produçao como alguns filmes da netflix o filme tem dificuldade de ser impressionante para alem da cenografia da prisáo e o seu espaço, mas mesmo na sequencia final o filme e curto e nisso parece mais uma vez ser o comum em alguma preguiça da Netflix.

Ou seja um filme que pode chamar a atenção pelo realizador e cast envolvido, que tem uma premissa que na sinopse ate pode parecer interessante e de impacto, mas que o filme tem muita dificuldade em materealizar num filme interessante complexto, ritmado. Fica sempre a ideia que o filme se gere um pouco em piloto automatico e que isso prejudica a forma como o mesmo se concretiza junto do espetador.

O filme fala de uma prisão onde os detidos sao sujeitos a experiencias laboratoriais tendo em vista ensaios clinicos de substancias que acabam por alterar o seu estado animico. Tudo fica confuso quando um dos detidos começa a questionar a forma como as suas sensações e emoçoes sao dirigas por outros que nao ele.

No argumento a premissa de base tem alguns pontos que trabalhadas num guião com personagens interessantes e desenvolvidas poderia dar um filme de ação e sci fi de algum valor. O problema e que o filme acaba por ser demasiado basico nas personagens que entrega ao filme e principalmente na intriga que cria em torno delas. E aqui que começa de uma forma clara as limitações do filme.

Kosinski surpeendeu no competente Top Gun mas ate a data o realizador que conheciamos era mais proximo deste filme do que o sucesso de Cruise. O filme tem um espaço interessante para o filme, mas a realizador esconde-se um pouco na forma como poderia potenciar o filme de uma forma maior do que se traduz. Fica a duvida de que kosinski se seguira.

Em termos de cast Hemsworth funciona no registo comico de ação de Thor mas tem muito mais dificuldades ao sair deste registo com muita dificuldade em manifestar atributos dramaticos que em alguns momentos este filme exige. O seu lado de vilão também esta longe de ser propriamente convincente. Teller tem intensidade mas a sua personagem acaba por ser um cliche de filmes de açao de qualidade mediana, longe dos bons momentos que ja nos deu principalmente em Whiplash.

O melhor - A ideia moral das experiencias em humanos.

O pior - O filme nunca consegue adquirir um ritmo entusiasmante


Avaliuação . C-



No comments: