Friday, June 03, 2022

Everything Everyone All at Once

 Quando este filme depois de ganhar o conceituado festival SXSW foi anunciado que teria uma estreia mais abrangente poucos esperariam que rapidamente tornar-se-ia o "hype" do momento motivado por criticas entusiasmantes e uma loucura do passa a palavra em torno do efeito que a originalidade do filme tinha em cada espetador. Talvez por isso e apesar do filme ter uma abordagem bem dificil o resultado comercial do filme seja muito positivo e seja talvez ate ao momento um dos acontecimentos cinematograficos do ano.

Sobre o filme podemos começar por dizer que a abordagem e do mais original que existe, ou seja um filme que entra dentro diversas realidades com contactos permanentes entre elas, que se torna ao mesmo tempo num compentente filme de açao mas acima de tudo um filme sobre familia, com muitos mundos paralelos com muito insolito na maior parte das sequencias, mas acima de tudo uma criatividade e uma originalidade com risco como ja nao viamos a muito num filme de grande alcance.

Nao podemos dizer que tudo funciona de forma brilhante no filme. Para um filme que tem um declarado lado emotivo e contetual, a abordagem que adota torna esse apontamento algo confuso, o que dificulta a chegada do espetador ao lado mais moratorio do filme, mesmo que pelo trajeto o filme se delicie nas especificidades de cada mundo criado, ou de cada foco de ação ou mesmo qualquer apontamento de humor sem sentido que o filme procura a cada canto.

Resulta assim um dos filmes mais arriscados e originais dos ultimos anos, que consegue ser ao mesmo tempo disparatado e profundo, que nos da mais de duas horas de cinema de altissima qualidade. Não e claramente um filme para todos, nem penso que o tente em algum momento ser, mas quem conseguir entrar no registo peculiar do filme tera uma experiencia interessantissima.
O filme fala de uma familia chinesa dona de uma lavandaria com dificuldade em estar dentro de todas as obrigações que o negocio e a familia lhe imprime, até que o elemento feminino começa a receber contactos de outras dimensões e outros mundos, que a informam que tudo estara em causa caso não consiga combater uma personagem interdimensional.

Em termos de argumento dificilmente encontrarmos uma abordagem tão original, tão dificil, e ao mesmo tempo com bases moratorias são simples e intensas como esta. Talvez o percurso do filme seja algo completo demais para o impacto que o filme poderia ter, mas a originalidade e a coragem deve ser premiado num dos filmes com historia mais original que me recordo nos ultimos anos.

Na realizaçao a dupla Kwan e Scheinert ja me tinham surpreendido no curioso Swiss Army Man, mas aqui atingem a atençao de todos, pela originalidade pela explosão estetica, pela forma como os segmentos diversos preenchem a originalidade do guião numa das realizações mais diferenciadas dos ultimos anos. Talvez lançado demasiado cedo, mas mereceria atençao nos premios ainda longuinquos,

Yeoh tem aqui um filme que a premeia pela presença ao longo do tempo como figura asiatica no cinema mundial. O filme e dela e da sua personagem em que ela acaba por largar todos os seus recursos numa excelente interpretaçao. Fica a curiosidade do regresso de Ke Quan ao mediatismo depois de ter sido uma estrela enquanto pequeno. Jaime Lee Curtis tem uma presença iconica em todo o filme.


O melhor - A originalidade de todo o projeto

O pior - Pode por vezes ser demasiado confuso e exigente para o espetador.


Avaliação - B+



No comments: