Wednesday, June 01, 2022

Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore

 Seria expectavel que depois de terminar todos os filmes de Harry Potter a maquina de fazer dinheiro daquele mundo tivesse sequencia, e tudo indica que o ira fazer ate colar totalmente nos filmes do pequeno feiticeiro. Sob o titulo de Fantastic Beasts surgiu mais um novo filme centrado na disputa entre Dumbledore e Grindewald. Em termos criticos as coisas nao correram bem ao filme, com criticas algo negativas o que e sempre danoso principalmente para uma saga que teve sempre bons apontamentos. Comercialmente nos EUA as coisas não correram particularmente bem, sendo contornada por um melhor desempenho nos restantes mercados.

E apanágio de Hollywood perceber que quando uma produção não começa bem, normalmente e um mau presságio e neste caso isso foi claro. A decisao de substituir alguem tao iconico como Depp por questoes comerciais conduziu a algum atraso e penso que o filme pensou em demasia nas questoes coletarais do que blindar o filme com um guião intenso, novo que potenciasse o que as personagens ja forneceram como entertenimento.

Um dos erros do filme, parece ser o excesso de personagens e nao declaradamente assumir qual das quais tem que assumir preponderancia e assumir o protagonismo. O filme tenta dar palco a todos mas acaba por nao dar realmente a nenhum mesmo com as quase duas horas e meia de duração. Fica um filme desligado com alguns segmentos que permitem levao o filme para o lado mais estetico mas longe do que ja vimos mesmo nesta saga.

Um filme que desde cedo na produçao se percebeu que seria um parente mais pobre da serie. O filme nao tem grandes elementos para encontrar novas personagens, talvez no futuro possa encontrar melhores pontes com a saga de Harry Potter mas fica a ideia que este projeto chegou ao fim.

A historia segue a rivalidade de Dumbledore e Grindewald e o passado que os une, numa disputa que leva aos quadros maiores do poder dos magicos mas que podera por em causa a paz em ambos os mundos da saga.~

EM termos de argumento o filme parece nao encontrar capital novo que lhe permita ter uma historia particularmente relevante face aos filmes anteriores. O filme tem a dificuldade de deixar cair peças e isso torna o filme demasiado denso em personagens para fluir.

Na realizaçao Yates dedicou-se totalmente a este projeto, e sabe como poucos criar o mundo fantasioso de ROwling, mesmo que isso seja algo repetitivo numa carreira onde faltam outros apontamentos que permitam de forma inequivoca perceber o real valor dele como realizador.

NO cast temos um Jude Law que acaba por ser algo indiferente numa personagem que merecia mais atenção. Mikkelsen e uma aposta segura para a personagem vila, mas com um estilo totalmente diferenciado do que Depp fez o que parece um corte demasiado forte para quem viu os filmes anteriores. No restante eu confesso que o estilo de Redmyne me deixa algo confuso com o excesso de tiques que sempre fornece aos seus personagens.


O melhor - O lado estetico de algumas sequencias

o pior - Realmente tras pouco para a saga


Avaliação - C



No comments: