Wednesday, June 01, 2022

Memory

 Pois bem, a carreira de Liam Neeson como furtivo heroi de ação tem mais um capitulo numa historia que teima em seguir com cada vez mais titulos com abordagens cada vez mais semelhantes que parece atualmente surgir de todos os lados. Neste inicio de primavera surgiu este filme com um realizador conhecido e que ja teve associado a alguns sucessos de James Bond. Criticamente outra vez a mediocridade tipica dos ultimos filmes de Neeson, e comercialmente embora com um realizador mais conceituado o publico não correspondeu com resultados mediocres tambem.

Sobre o filme podemos dizer que temos o tipico filme de Neeson, onde o mesmo tem um passado escondido que o leva a um ponto onde tem de lutar por vingança de uma associação criminosa. Ou seja ate aqui mais do mesmo das centenas de filmes que tem lançado ultimamente com a mesma base e mesma personagem. O unico apontamento diferenciado do filme e que na realidade Neeson não e o protagonista do filme, mas sim tres agentes do FBI e isso e surpreendente mas não mais que isso.

Nao e que o filme seja o desastre da simplicidade dos ultimos filmes mais serie b e produçoes baixas. Aqui existe a tentativa de nos dar uma intriga contanto com os temas do crime, da corrupçao e da ligação dos poderosos as grandes organizaçoes criminais. O certo e que o filme toca nestes pontos muito ao de leve acabando por ser em tudo o resto o simplicimo filme de açao basico.

Por tudo isto um filme medianissimo, que nos da duas horas de cinema basico, de procedimentos simples, previsivel, sem grandes artefactos na produção e argumento ficando a clara ideia que e um filme para ganhar dinheiro e aproveitar o que ainda pode render comercialmente.

A historia segue um assassino profissional com problemas de memoria, que percebe que o seu novo trabalho engloba uma rede de trafico de crianças o que o faz reavivar o seu passado e querer vingar-se de quem o contratou, isto enquanto alguns agentes do FBI tentam colocar termo a tal pratica.

Em termos de argumento o filme e de processos e decisões simples, sem grande originalidade, ou artefactos que diferenciem uma historia quase sempre simplista ao maximo. Fica a faltar para um melhor entertenimento mais descontraçao mas o estilo de Neeson e mais proximo da açao negra e rapida.

Na realização Campbell depois do sucesso de Casino ROyale e do insucesso total de Green Lantern decidiu-se a filmes de açao serie A-B, de baixo orçamento e centrado em personagens muito concretas. Ele consegue manter os filmes a ritmos interessantes mas sem marcas de autor, o que explica a despromoçao que foi sendo alvo.

No cast temos um Neeson igual a sempre, disponivel para a ação mas que ja se torna claustrofobico a sua continua presença em personagens sempre igual. Um Pearce que da sempre a sensação de merecer mais do que este tipo de filmes que preenchem a sua carreira e uma Monica Belucci para dar nome.


O melhor - O filme nao e so Liam Neeson

O pior - Apesar de ter muito do estilo dele


Avaliação



- C

No comments: