Wednesday, June 08, 2022

Worth

 Worth e uma daquelas produções da Netflix que a distribuição não é facil de perceber ja que se prolongou ao longo de dois anos desde o momento em que foi lançado nos primeiros paises em Streaming ate ao momento em que recentemente estreou em alguns cinemas norte americanos. Tudo ainda e mais estranho quando o filme foi recebido com alguma qualidade critica no seguimento do filme anterior da realizadora. Comercialmente esta inconsistencia de distribuição foi um autentico desastre e o filme basicamente não existiu.

Sobre o filme mais uma vez holly/wood tenta relatar mais uma historia veridica, na sempre proximo e  emocionante rescaldo do 9/11, agora na batalha juridica pela compensação monetaria que o estado teria de dar a cada familia. O filme tenta ter o lado mais emotivo, que consegue ter o impacto principalmente na forma como vai detalhando um ou outro caso que dá ao filme uma aproximação ao publico que funciona.

No lado juridico o filme parece menos capaz, algo novelesco na forma como toda a intriga se vai desenvolvendo principalmente as personagens centrais. A forma como o filme idealiza a mudança de paradigma e acima de tudo a propria entrega da personagem parece muito mais proxima de um entertenimento mais simplista do que do rigor de contar uma batalha juridica com os ornamentos que a mesma teria tido.

Mesmo assim um filme sobre algo concreto, que homenageia mais uma vez a convicção e a luta dos familiares dos sobreviventes, num filme sobre preserverança, que comunica melhor com o publico do ponto de vista emocional mais do que propriamente pelo impacto e o rigor do facto que conta. E um filme de segunda linha mas que merecia mais que a trapalhada que acabou por se tornar a sua distribuição.

A historia segue um advogado e a sua empresa o qual e encarregado pelo estado americano de avaliar a indeminização de cada vitima do 9/11 que leve a uma batalha juridica e moral com os familiares de cada uma das vitimas que ali estavam.

Em termos de historia o filme tem sempre o impacto emocional da perda que acaba por ser o ponto onde o filme trabalha melhor. O filme e casuistico da exemplos e e intenso emocionalmente. Do ponto de vista da intriga juridica ja vimos filmes mais intensos e melhor trabalhados, onde a personagem central acaba por ser mais um cliche.

A carreira de Sara Colangelo e um caso de estudo pela pessima divulgação dos seus filmes. Ja com reconhecimento critico os filmes foram falhando a divulgação por alguma hesitação da NEtflix principalmente nos ultimos dois. Nao e que a sua obra como realizadora seja muito vistosa, mas historias competentes mereciam outro tratamento.

No cast Michael Keaton e um ator intenso, com presença que perde por algum exagero de tiques que o seguem, e que novamente estão demasiado presentes. Tucci esta encarregado do lado emocional que o mesmo trabalha bastante bem.

O melhor - O filme aproxima-se emocionalmente dos espetadores.

O pior - Ja vimos filmes juridicos mais intensos


Avaliação - C+



No comments: