Monday, June 20, 2022

Jerry and Marge Go Large

 Numa cada vez maior luta de audiencias entre as aplicações de streaming eis que surgiu uma semana em que todas elas tiveram apostas fortes. A mais recente a Paramaunt + trouxe-nos uma historia divertida dos suburibios americanos em como um individuo prodigio em matematica após a reforma descobre uma forma de ganhar dinheiro concreto na lotaria, criando uma sociedade na sua terra natal. Esta historia baseada em factos verídicos não foi propriamente bem recebida pela critica com alguma indiferença. Comercialmente talvez a Paramaunt + ainda não tenha a dimensão para fazer filmes como estes serem sucessos concretos.

Sobre o filme podemos dizer que a historia é interessante, pelas personagens e o contexto envolvido. O filme sabe aproveitar isso para tornar o filme emocionalmente proximo do espetador, mesmo que fique a clara ideia que muito do realismo que muitas vezes este tipo de filmes baseado em historias reais quer ter, acabe por desaparecer. Mesmo assim o filme pensado numa novela para toda a familia acaba por contar uma historia positiva, ligeira que se aproxima do espetador.

Um dos pontos mais criticos do filme acaba por ser a forma pouca clara como explica o feito, ou seja de que forma a estrategia se concretizava. Ao ser uma historia real, essa e a pergunta que todos os espetadores gostavam de ver respondida e que o filme nunca consegue tornar facil, para alem do complicado tipico dos numeros matematicos. Fica a clara ideia que o filme tem algum receio de desvendas o segredo ou nao o percebeu, e nisso e que o filme nao consegue responder as questões mais concretas do espetador.

Mesmo assim um interessante filme familiar, que acaba por ao mesmo tempo ser proximo de toda a familia, principalmente na forma algo pura com que o filme nos da as duas personagens principais quer individualmente quer mesmo na sua quimica enquanto casal. Ficara sempre a ideia romantica que o filme transmite lhe tira algum realismo ou proximidade com a realidade mas o entertenimento neste caso fica a ganhar.

A historia segue um casal de reformado, em que o elemento masculino, aborrecido pela sua nova condição e um apaixonado pela matematica descobre uma formula que lhe permite de forma segura ganhar dinheiro na lotaria, constituindo uma sociedade na sua aldeia natal, de forma a beneficial a localidade.

Em termos de argumento a historia e bonita, e o filme torna-a mais bonita, mesmo que a custa de algum realismo ou proximidade ao sucedido. O filme tem dificuldade em expor o que conduzia a tal resultado, e nisso fica a clara ideia que o espetador queria isto respondido. Nao sabemos que nao o faz porque nao sabe ou porque nao quer.

Na realizaçao David Frankel e experiente, ja tem alguns sucessos que lhe deram algum mediatismo, mas ficou sempre a sensaçao que quando Hollywood esperava mais dele, nao trouxe a obra de referencia que desse o impulso concreto. Aqui temos um filme bonito, que sabe aproveitar o lado magico das cidades pequenas, mas sem grandes artes de embelezamento.

No cast Cranston e sempre eficaz neste lado tímido mas eficiente, que marcou o seu grande papel. Aqui sem necessidade de tantos atributos da ao papel o que o filme exige e acima de tudo encaixa no lado mais descontraído de Bening. O filme nao deixa muito espaço para os secundarios, mas penso que isso nao o prejudica.


O melhor - A química dos protagonistas.


O pior -  Ninguém



percebe a formula central do filme


Avaliação - C+

No comments: