Sunday, June 26, 2022

Downton Abbey: A New Era

 Três anos depois e uma pandemia pelo meio eis que surge a sequela cinematografica desta tradicional familia inglesa nas suas propriedades. Depois de algum sucesso critico do primeiro filme, eis que surge a sua sequela. A mesma voltou a ter um razoavel resultado critico no seguimento do que a serie foi conquistando ao longo da sua duraçao. Comercialmente o filme vai buscar os entusiastas da serie e pouco mais com resultados moderados mas sem grande entusiasmo.

O sucesso critico e comercial da tradiçao britanica ao maximo desta serie, tem continuidade no registo, na formula e nas intrigas que os filmes seguem. Sempre com as tradiçoes e a contextualização espacial detalhada da nobreza de uma familia britanica, o filme ganha mais pelos promenores do que particularmente por uma intriga recheada de personagens que poderia perfeitamente caber numa season da serie.

Por isso mesmo o filme segue os elementos necessarios a conquistar ou pelo menos nao desagradar que seguia a serie, mas sem capacidade de por si so de entusiasmar com um filme isolado, que acaba por ficar sempre mais impressionado pelos espaços do filme do que por uma narrativa lenta, e por personagens que claramente estão dependentes do que fizeram no passado.

Ou seja um episodio mais longo, que se tem tornado moda no sentido de que produtos de televisão passam para o grande ecra com outros episodios mas que na realidade tudo o que tinha de ser construido foi na televisao acabando estes filmes seguidos por ser uma recolha de dividendos e pouco mais. Se for um ultimo filme ainda entendo este tipo de franchising deixa de ter sentido.

A historia segue a familia tradicional britanica que ao longo dos anos acompanhou, com mais uma intriga, concretamente depois da matriarca herdar uma propriedade em França e a familia tentar perceber as razões de tal herança, ao mesmo tempo que um filme e realizado em Downton.

O argumento e mais do mesmo, aproveita aquilo que as personagens foram conquistando para mais um episodio e uma intriga. Nao me parece que seja uma nova historia particularmente diferenciada mas pouco mais. Fica a ideia que foi uma nova oportunidade de ganhar dinheiro com a mesma ideia.

Na realizaçao Simon Curtis e um realizador que segue algum tradicionalismo britanico ja com alguns sucessos que tem como missão seguir o que todos gostaram na serie, e isso consegue sem trazer muitos elementos novos. Fica a ideia que e mais um episodio longo e nada mais, o que podera ser curto na carreira de um realizador que ja teve alguns filmes de impacto.

No cast a maior parte dos atores, regressam as personagens que mais marcaram a carreira na saga. O filme acrescenta alguns atores britanicos de segunda linha com papeis a meio gaz para encaixar no estilo tradicionalista que o filme quer ter.


O melhor - Os espaços exteriores e os maneirismos

O pior - Passou os episodios para o grande ecra


Avaliação . C



No comments: