Tuesday, June 14, 2022

Hustle

 O mundo da NBA foi sempre proxima das estrelas de Hollywood nem que seja porque e o desporto rei naquele pais. Este ano com a produçao da Netflix Lebron James e Adam Sandler trouxeram este tipico filme de desporto, sobre o sonho e a ambiçao dos envolvidos. Criticamente este lado mais serio de Sandler resultou conquistando uma receção critica interessante e a facilidade do argumento parece indicar que se tratara de mais um sucesso de verão da produtora.

Sobre o filme podemos desde logo elogiar a entrada total do cinema no mundo do basketball e da NBA quer com a entrada de diversas estrelas do passado e do presente, com todo o envolvimento das jogadas de bastidores com pessoas muito conhecidas de quem segue o desporto. Em termos de filme as coisas sao mais modestas a tipica historia do sonho e da procura dos sonhos e das relaçoes humanas igual a tantos outros filmes de diferente modalidades.

Não e propriamente um filme diferenciado, parece apenas chamar a atençao os detalhes e as presenças de muitas das figuras da NBA, quase numa festa de cinema e do desporto. Em termos da historia o filme e demasiado cliche do primeiro ao ultimo minuto, nao so na intriga mas na personagem central e tudo que o acompanha. E daqueles filmes cuja a historia e previsivel e todos ja vimos em diversos filmes de desporto.

Fica na retina um simpatico filme de familia, que procura em termos emocionais aproximar o publico do desporto, mas pouco mais. Nao temos propriamente uma intriga densa ou particularmente diferenciada. A historia de base e repetitiva, e muito do filme e procurar as figuras que conhecemos principalmente aqueles que seguem de perto aquele desporto.

A historia segue um olheiro de uma equipa da NBA o qual sem o apoio do dono da equipa tem de encontrar a todo custo o elemento que permita a equipa ser campea. O problema e que a sua aposta num jogador de rua espanhol, vai trazer problemas e colocar em causa o seu trabalho devido a defender as suas ideias.

Em termos de argumento o filme segue as linhas de muitos outros filmes de desporto que ao longo dos anos tem tido luz verde. Pouca originalidade os dialogos e a intriga segue a linha convencional, sem qualquer tipo de originalidade ou diferença, sendo o parametro mais basico do filme.

Na realizaçao Zagar foi um realizador muito premiado em festivais independente com o seu We the ANimals, aqui tem uma realizaçao intimista proxima das personagens mas pouco mais. Nao e propriamente o tipo de filme que chame muita atençao para o realizador. EMbora o filme funcione em termos das sequencias de basquetebol, e no nivel emocional que o filme tem mais funcionalidade.

No cast temos um Sandler menos comico, mais serio, mais velho. Nao sendo um papel dificil chama a atençao por ser diferente, embora nos pareça que ele não e propriamente um ator com muitos recursos dramaticos. AO seu lado Hermangomez o jogador da NBA espanhol, tem aqui a sua oportunidade de ser estrela, funcionando mais pelo seu silencio do que por recursos. Uma escolha estranha mas que acaba por funcionar embora o filme nao exija nada ao jogador enquanto ator.

O melhor - As figuras da NBA

O pior - Mais do mesmo em termos narrativos


Avaliação - C+



No comments: