Friday, June 24, 2022

Lightyear

 A grande aposta da Disney e da Pixar para este ano era um filme particular, ou seja o filme que tinha inspirado o famoso boneco de Toy Story, num filme proprio sobre a personagem que inspirou o boneco. O contexto tinha tudo para conquistar tudo e todos, mas eis que de repente a Pixar falhou em toda a linha. O filme nao agradou à critica, mas foram os espetadores os que ficaram ainda mais desiludidos com o filme. Em termos comerciais um dos maiores floops da Pixar ao qual nao foi indiferente o passa palavra negativo que o filme foi alvo.

Eu confesso que sou grande admirador da Pixar e que a maior parte dos filmes da produtora está a anos luz do que os outros conseguem fazer. Pois bem este filme e uma desilusão do primeiro ao ultimo momento. Desde logo porque ao ter como base o boneco de toy story, muitas mais deviam ser as pontes de ligação ao filme de base, ainda para mais quando e um dos projetos mais amados.

O segundo ponto que nao funciona e que ao querer tornar-se totalmente independente exigia uma historia e uma narrativa que alimentasse essa separaçao, e o filme nao tem, alias o argumento e a historia acaba por ser das mais confusas, aborrecidas e pouco interessantes que a pixar alguma vez deu a luz, o que torna os 100 minutos quase interminaveis onde apenas alguns apontamentos tecnologicos acabam por impressionar.

Ou seja um completo ato falhado das duas maiores produtoras de sempre. Nem o lado inclusivo das primeiras personagens homossexuais consegue relevar um filme que tinha tão poucos elementos de interesse e acima de tudo e tal monotono, que nao consegue agradar os mais pequenos, pela forma como o espaço por vezes podem ser desinteressante para eles, como a propria pouca creatividade na historia limita o alcance junto dos maiores.

O filme segue Lightyear o ranger do espaço que acaba por seguir o objetivo de tirar a sua tripulaçãa de um planeta longuinquo, ate ao momento que descobre que a cada tentativa perde quatro anos de idade de tudo a sua volta, e o coloca em causa nos seus objetivos.

O argumento tem o lado simples de ser algo linear e escasso nos elementos que podessem fortalecer a historia, e ao mesmo tempo ao mexer com as dinamicas temporais torna-se complicado para os mais pequenos. O pior argumento que me lembro da Pixar.

Na realizaçao deste projeto Angus MacLane tem o seu primeiro projeto a solo depois de ja ter estado envolvido em Finding Dory, ficara ligado ao pior filme da produtora, e mesmo que em termos de imagem o filme va buscar o que de melhor e mais evoluido as produtoras tenham.

No cast de vozes uma vez que vi o filme em português nao é possivel analisar as escolhas


O melhor - Mo Morrison

O Pior - A monotonia de todo o filme.


Avaliação - C-



No comments: