Saturday, September 30, 2017

The Little Hours

Existem alguns actores que normalmente pertencem a um grupo alargado que vai partilhando filmes normalmente de comedias mais independentes. Este pequeno filme juntou alguns desses actores concretamente Franco, Plaza e Brie, com um convento e regras restritas a mistura. Num filme que teve lançamento em alguns festivais de menor dimensao os resultados ate acabaram por ser positivos. Comercialmente num filme pouco difundido os resultados foram obviamente curtos.
Sobre o filme a adaptação de peças de teatro ao cinema sao sempre projetos complicados ja que a forma de comunicar com o espetador e mesmo o tipo de registo são completamente diferentes. Neste caso temos obviamente uma historia totalmente pensada para um teatro satirico algo fisico do que propriamente como um filme que nunca consegue tirar grande partido ja que o improviso o humor circunstancial e normalmente menos funcional na setima arte do que no palco.
ALias mesmo em termos moratorios pouco mais temos do que uma comedia tradicional adulta, não temos uma mensagem particularmente relevante, não temos um sentido de humor pelo menos atualizado e mais que isso não temos uma abordagem em momento algum diferenciador que de ao filme qualquer tipo de roupagem signitifativa, tornando-o um filme com muito esforço mas pouca eficacia em cada um dos seus momentos.
Assim temos aqui uma comedia independente que acaba apenas por servir para rechear a servir de demonstraçao para os seus principais interpretes normalmente mais relacionados com projetos mais fortes de todos eles. Sente-se perfeitamente que seria uma obra com muito melhor funcionamento se fosse vista em teatro já que é obvio que foi pensada para assim ser comunicada.
A historia fala de um grupo de freiras que desejam perceber se estão ou não dentro da sua vocação, que se torna um autentico alvoroço quando um jovem em fuga com muita vida sexual entra dentro daquele convento pondo em causa as convições de todos.
Em termos de argumento e claramente uma historia com dialogos totalmente pensadas para teatro, quer no estilo dos dialogos, quer na expressao fisica do humor. Em termos cinematograficos parece existir pouco trabalho para adaptar a historia a este veiculo.
Na realizaçao Jeff Baena ja se tinha demonstrado num registo satirico noutros filmes, tem aqui um projeto simplista, totalmente independente. Numa historia completamente pensada para teatro deveria ter um toque mais diferenciador. Assim e um filme que vai acabar por ser facilmente esquecido.
Em termos de cast pouco ou nenhum risco no encaixe das personagens nos interpretes. Temos o tipico de Brie, Plaza e Franco, em personagens simplistas com um humor fisico tradicional

O melhor - Sabermos que a peça de teatro deveria funcionar

O pior - Não ter graça assim transmitido

Avaliação - C-

No comments: