Tuesday, September 05, 2017

Despicable Me 3

Quando um filme principalmente de animaçao se torna rapidamente um sucesso instantaneo é comum isso resultar não só em sequelas mas como em historias paralelas. Se existe uns desenhos animados que se aproximaram de forma imediata do publico, principalmente dos mais pequenos esses foram os Minions, que inclusivamente ja tiveram direito a um filme propio. E se comercialmente a saga continua com todo o fulgor tendo inclusivamente se aproximado muito do biliao em todo mundo, criticamente a saga tem perdido a admiração com resultados medio baixo, pouco impulsionadores para um filme como este.
Sobre o filme eu confesso que desde o primeiro filme que não fui um fã destes filmes, primeiro porque rapidamente os mesmos podem ser considerados algo repetitivos, e depois porque era facil perceber que a moral do vilao que se torna bonzinho tinha pouco prazo de validade e em caso de sucesso muito do que o filme poderia ser em valores morais, ficaria de imediato gasto.
E assim se sucede de filme para filme tem-se notado muitas dificuldades do mesmo inovar, ou seja, trazer algo de novo a uma historia que já deixou de valer por si só, sendo que os mais pequenos apenas esperao o surgimento dos minions e as suas asneiras, já que parece que ao contrario dos outros filmes a parte do protagonista acaba por se tornar um contexto para tudo o resto. Neste caso as ideias parecem mesmo ter-se esgotado, pese embora a tentativa de nos dar um estilo dos anos 80 no vilão, mas que acaba por se tornar absurdo e na maior parte das vezes impercetivel para o publico alvo dos mais pequenos.
Pese embora nos parecer um filme claramente mediocre, pela forma como o filme tem resultado comercialmente não é de desuidar a possibilidade de resultar em novos filmes, pois parece principalmente no que diz respeito aos minions que os mesmos ainda estão bem vincados no imaginario dos mais pequenos e quando uma fonte se torna produtiva como esta, dificilmente os filmes acabam.
A historia continua a saga de Gru, agora do lado positivo da lei, que acaba por ter de tentar terminar com os projetos malignos de um vilão, ex estrela de cinema enquanto jovem que acabou esquecido, sendo que desta vez acaba por ter a ajuda do seu irmão gemeo.
No que diz respeito ao argumento parece que em todos os sentidos as ideias do filme se esvazearam, inicialmente no valor moral, que parece ter sido gasto como na maioria das situações acontece no primeiro filme, mas tambem em termos de intriga, a inclusao de novas personagens acaba por não trazer nada de novo, e um vilao que parece criado para alguma curiosidade dos mais velhos mas cujo sentido na narrativa nao existe.
E obvio que em termos produtivos a Imagination ja esta num nivel elevado muito por culpa do sucesso deste franchising, o que permite produçoes de um primeiro nivel em termos de animaçao. A dupla de realizadores acaba por ser alterada para dar lugar a alguem que ja tinha estado nesse papel no antecessos Minimos. O trabalho de realizador em animaçao e sempre algo silencioso.
No cast de vozes pouco risco, o filme aposta novamente em Carrel para as duas personagens o que encaixa naquilo que ja conhecemos do filme, bem como a ajuda de Wiig. Para vilão Trey Parker o criador de South Park vale por essa curiosidade.

O melhor - O nivel produtivo do filme em termos de cor é elevado

O pior - Um franchising que ja parece ter esgotado as ideias, agora so pode repetir

Avaliação - C-

No comments: