Sunday, September 24, 2017

Friend Request

Seria uma questao de tempo até que as redes sociais e devoção dos adolescentes se unissem ao cinema de de terror adolescente e surgir o tipico filme de serie B, sobre espiritos malignos e essas coisas. O mais surpreendente deste filme é o facto de ter estreado durante 2016 na europa e Agora em expansao Wide nos EUA. Mas como a maioria dos filmes com este percurso as coisas correram mal comercialmente nos Estados Unidos muito por culpa de uma recepção critica semelhante a maior parte dos filmes juvenis de terror ou seja, desastrosa.
Sobre o filme eu penso que o terror terra a terra tem bastante capacidade para singrar no cinema de terror principalmente porque o desconhecido tem sempre um misterio implicito. COntudo parece que o filme desaproveita por completo o lado obscuro da internet para nos fazer um filme disparatado sobre espiritos malignos, que transformam fisicamente as pessoas levando-as ao desespero e ao suicidio, deixando rapidamente de ser um filme sobre os perigos e a força das redes sociais para ser mais um filme de espiritos maus que so terminam quando matarem quase todas as personagens.
Em face deste desaproveitamente da base do filme, restava o mesmo funcionar em termos esteticos ou na capacidade de surpreender o espetador. COntudo tambem aqui o filme e fraquissimo, em termos de estetica e abordagem o filme e completamente de segunda linha, pouca criatividade pouca asinatura. Mas e mesmo na incapacidade de surpreender o espetador em potenciar um clima de terror que faz deste filme um pessimo filme de terror juvenil, um genero que já de si está longe de ser extremamente funcional.
Mas penso que existira muitos outros filmes com esta abordagem já que nos parece que as redes sociais são claramente um tema que pode potenciar e muito com o seu lado obscuro filmes de terror, contudo os mesmos devem ser bastante mais pensados, mais racionionais e centrados nos perigos das redes sociais de uma forma real em si.
A historia fala de uma jovem que apos aceitar um pedido de amizade de um anti social da escola, tornando-se a sua unica amiga, começa a ser sufocada pela sua ligação a esta colega, que torna tudo ainda pior após o suicidio da mesma, que leva a que alguns espiritos comecem a seguir todas as suas ligações.
Em termos de argumento parece obviamente que grande parte dos pontos centrais do filme não se conseguem unir. o Argumento central é desinteressante pouco coeso, pouco funcional, não consegue criar suspense nem terror, num filme que nunca ter personagens.
O jovem realizador do filme, tem um trabalho completamente falhado em termos de fazer funcionar o terror, e isso parece o mais simples tendo em conta o numero de filmes que anualmente saem com argumentos parecidos. Parece obviamente mais confiante na forma como transmite as redes sociais para o ecra do que propriamente o terror.
Por fim em termos de cast, um conjunto de actores desconhecidos que ja tiveram maior dimensão, ainda que relativa noutras fases da carreira, que tem a tipica interpretaçao desinteressante em filmes de terror juvenis.

O melhor - As redes sociais podem ser um bom tema para filmes de terror

O pior - Desaproveita-o tornando-se num mau filme de terror espiritual

Avaliação - D-

No comments: