Saturday, September 02, 2017

Anabelle: Creation

James Wan tornou-se nos ultimos tempos o maior cineasta e produtor em termos de terror. Depois dos seus processos em Insidious, acabou por criar um mundo proprio, com base do seu Conjuring e no sucesso que o mesmo se tornou. Aqui temos a primeira historia paralela ja no segundo filme, que ao contrario do primeiro filme conseguiu melhores criticas e comercialmente voltou a ter resultados consistentes sem contudo ter chegado aos valores que por exemplo conjuring chegou.
SObre o filme eu confesso que todos os filmes desta saga tem acima de tudo uma linha e um projeto narrativo semelhante, ou nao fosse a mesma historia contada em momentos diferentes. O que muda de filme para filme e a forma de realizar, e aqui parece obvio existir uma diferença naquilo que Wan faz, do que os outros fazer, e este filme nao tem tanta qualidade na realizaçao ou na capacidade de impressionar como alguns filmes surgiam. Mais que isso parece-nos um filme com pouca capacidade de impressionar, pese embora algumas imagens, e uma forma tipica de realizar terror.
E obvio que em termos de filmes o terror nao tem grande espaço para mudar ou inovar muito, e Anabelle nao o faz, sabe sim utilizar o aspeto da sua boneca e o carisma que a mesma tem para impressionar, e nisso principalmente na forma como o filme consegue chamar a si, aquilo que melhor funcionou nos anteriores acaba por ser uma boa aposta, mas que com falhas e com limitaçoes de um filme de segunda linha de um franchising.
Ou seja todos aqueles que gostam de conjuring e que o tornaram no sucesso instantaneo do terror, vao continuar a aperciar o que vem porque o estilo é o mesmo, perde alguma capacidade de surpreender mas isso acaba por ser comum a todos os filmes de um franchising, mas para aqueles que gostam de cinema mais completo, pode saber a pouco uma obra que pouco mais que repetir procedimentos acaba por fazer.
 Historia vai a origem de Anabelle, e a sua criaçao, acabando por explicar a forma como a mesma aparecei e a razão de tudo, e a forma como numa fase inicial acabou por se implementar na casa que a criou.
Em termos de argumento pouco de diferente temos relativamente aos outros filmes, mesmo indo a sua genese, tudo o que necessitamos de saber ja tinha sido explicado pelo que a composiçao de novas formas nao e dificil, em filmes isolados em tudo o resto.
Na realizaçao com Wan apenas na produçao, o leme ficou a cargo de David Sandberg que tinha sido elogiado no seu Lights Out, e que aqui consegue alguns bons momentos mesmo longe daquilo que por exemplo Wan consegue fazer nos seus filmes. Tem momentos em que funciona mas falta os momentos e uma realizaçao no geral mais competente.
No que diz respeito ao cast, pouco risco, com figuras de uma segunda linha em personagens menos principais. Os filmes de terror nao exigem muito para alem de uma componente estetica que em termos de adolescentes e facilmente trabalhada pela caracterizaçao. Nao e nestes registos que nenhum actor cresce.

O melhor - O mundo que se esta a criar

O pior - Narrativamente a historia e sempre semelhante

Avaliação - C+

No comments: