Sunday, September 03, 2017

A Family Man

Por vezes existem alguns filmes que nos seus principios parecem ter muita coisa para se fazerem resultar junto do publico, mas que acabam por um lado por ter muitos problemas de distribuição, quem sabe pelas pessimas criticas nas primeiras visualizaçoes que acabam por se tornar obras quase invisiveis no grande publico. Isto pode ser o que aconteceu com este filme, aparentemente tal talhado para grande publico mas que acabou a estrear em cinemas limitados, muito por culpa de criticas muito negativas, o que resultou em resultados comerciais tambem eles longe do esperado.
SObre o filme, quando pensamos que um filme que ao mesmo tempo toca em tantos pontos negativos num so e que acaba com tudo bem para todas as personagens temos logo de pensar que nao se trata de uma abordagem realista ou madura sobre os assuntos mas sim uma novela emotiva simples, cujos objetivos sao muito mais simples do que abordar a tematica dos problemas laborais em idades avançadas ou a luta pelo cancro. Alias o filme tem sempre muito mais emoçao, nos dramas familiares do que razao na forma como os aborda ou como resolve os seus conflitos.
COntudo e pese embora este ponto nao permita nunca que seja um grande filme, ou uma obra da primeira linha, no lado lamechas e emotivo, penso que o filme devido ao facto de levar as crises ao extremo acaba por criar uma empatia emocional com o espetador, mesmo sendo previsivel, novelesco, demasiado basico, consegue transmitir emoçao ao espetador e isso parece ser o primeiro objetivo de toda a obra.
Contudo e facil criticar um filme de principios tao simples, e tal positivo como se de um sonho de criança se tratasse, mas penso que primeiro e necessario perceber que nem todos os filmes tem de ser dissertaçoes complexas sobre um problema, que por vezes e em determinados casos uma mensagem positiva mesmo que irrealista tambem pode ser funçao da arte, e este acaba por na sua simplicidade de ser o proposito deste filme.
A historia fala de um chefe de familia viciado no trabalho e na ascençao que pode ter, que a determinada altura tem que balançar o tempo dedicado ao trabalho com a ajuda na familia apos um dos seus filhos padecer de leucemia. Aqui toda a gestao da vida tera de ser feita.
No argumento podemos dizer que e um filme escrito em regime e com a simplicidade de uma telenovela, dando mais relevo ao lado emocional, pouco racional, com personagens simplistas, e acima de tudo com pouco caracter de realidade, na forma como caminha para o happy ending, valoriza-se a mensagem positiva final.
Na realizaçao pouco a referir, um trabalho tipico de um filme familiar, com prevalencia nas interaçoes entre as pessoas e a forma como as imagens acabam por intensificar o drama das personagens. Mark Williams um produtor de alguns filmes de renome tem aqui a sua estreia de uma forma pouco barulhenta.
No cast, e obvio que Butler nao esta no seu melhor momento de carreira, colecionando floops criticos, aqui temos o seu lado mais emotivo, e mais familiar que funciona por vezes em alguns registos, ja que nao coloca a nu as dificuldades que tem como actor. O melhor do filme em interpretaçoes acaba por ser um Dafoe, que muito pela sua imagem parece nunca ter conseguido demonstrar os seus atributos claros como actor.

O melhor - A mensagem positiva do filme.

O pior - Ser uma simples telenovela

Avaliação - C+

No comments: