Wednesday, September 27, 2017

The Book of Henry

Depois de um grande sucesso que conduza uma criança protagonista é sempre muito complicado o cinema respondeu a um nivel elevado, acabando sempre por surgir em diversos projetos de valor diferente. Este filme reune dois desses jovens mais visiveis mas o filme acabou por se tornar num autentico desastre critico o que acabou por condicionar em muito os resultados comerciais de um filme que em face do tema e dos seus protagonistas tinha de ter tido muito mais valor comercial.
Sobre o filme podemos dizer que temos dois filmes dentro de um. Uma primeira num filme familiar, o tipico filme do miudo prodigio que tem a seu cargo toda a familia, sendo um filme sobre as suas caracteristicas e as diferentes relaçoes familiares do mesmo. Aqui o filme ate funciona bem, acima de tudo sustentado no valor como actores e da empatia televisiva dos protagonistas menores.
O problema do filme vem na segunda parte, apos o epicentro da intriga o filme altera por completo o registo, a forma e torna-se num pessimo policial de segunda linha, com pouco suspense com pouca complexidade principalmente porque o filme entra com um estilo, e depois altera por completo a sua forma, o seu conteudo e mais que isso os seus principios, tornando-se claramente inferior, pouco ritmado e mais que isso torna a conclusão algo completamente irrealista e com uma moral pouco assumida, o que denota que o filme nao tinha um plano de inicio bem montado ou seja que o mesmo nao foi pensado como um todo.
Ou seja por tudo isto, um filme que na primeira parte ate nos parece num interessante filme familiar, não consegue nunca ser mais que isso. Quando tenta ser adulto torna-se em algo sem grande graça, sem personagens, sem razão de seguir umas opçoes de guiao no minimo discutiveis, o que o tornou mais que tudo um filme completamente indiferente a maioria das pessoas
A historia fala de uma mae solteira de dois jovens, que é totalmente orientada pela inteligencia do seu filho mais velho. COntudo a sua inteligencia vai ser posta a prova no momento em que este falece, e a mae vai ter de seguir os seus raciocinios.
Em termos de argumento a primeira parte do filme funciona melhor no encaixe entre as personagens mesmo arriscando demasiado e exagerando na capacidade da personagem. Na fase final e quando engloba uma intriga policial, o filme nao tem intensidade nem base para fazer resultar um filme assim
Collin Trevorrow tinha aqui o seu primeiro filme de autor depois de ter encabeçado o projeto do regresso do franchising de Mundo Jurassico onde denotou capacidade para tarefeiro de grandes projetos. Neste filme podemos dizer que consegue ter coração mas falta arte na conjugação de um filme demasiado modesto para fazer sublinhar a sua realização.
Em termos de cast podemos dizer que se trata de um filme totalmente dominado por dois dos melhores actores infantis do momento. Numa primeira linha Liebeherer acaba por ter maior destaque a todos os niveis, com carisma e mais que isso com mais interpretação. O lado emocional fica a cargo do pequeno Tremblay.

O melhor  - Os atores mais pequenos

O pior - A desconformidade entre as duas partes do filme

Avaliação - C-

No comments: