Wednesday, September 13, 2017

Rememory

Os thrillers psicologicos, que de alguma forma unem a inovação tecnologica ao desenvolvimento da mente humana, resultam sempre em filmes comples, mas muitos dos quais em filmes intensos e inteligentes, que necessitam contudo de uma mestria na forma de juntar peças. Este filme de pequena dimensão tinha obviamente essa ambiçao, mas em termos criticos as coisas não correram da melhor maneira, com avaliações algo medianas. Comercialmente ao tratar-se de um filme sem figuras de primeira linha teve algumas dificuldades de distribuição, pese embora a estreia em Sundance, pelo que os resultados comerciais do filme acabaram por ser curtos.
Sobre o filme, eu penso que a forma como o filme tenta ser policial, recriando as vivencias da memoria, acaba por ser uma ideia simples, mas que poderia funcionarm em termos de intensidade e como forma de um filme de suspense. E nisso o filme consegue, na forma como tenta guardar a revelação para o final. COntudo o filme tem algumas dificuldades principalmente na forma como arquiteta a intriga. Aqui parece que o excesso de personagens e principalmente no tempo demasiado curto que demora com cada uma delas, aqui o filme pese embora até consiga ter alguma intensidade parece nem sempre conseguir construir da mesma forma cada ramo da sua duração.
Ou seja mesmo trantando-se de um filme que nos parece ter boas ideias, não me parece que o filme consiga potenciar ao maximo aquilo que realmente o filme poderia ter. Principalmente na motangem, onde penso que o filme exagera e muitas vezes sem grande motivaçao nos flashbacks, mas tambem na forma como o filme acaba por ser algo previsivel de acordo como insiste no recuo ao inicio do filme.
Mas não se pode colocar de lado a forma como o filme aborda a questão cientifica de recordar memorias, na importancia da mesma, e principalmente na riqueza moral de um final bem pensado e com um significado meritório a todos os niveis. Pena e que como alguns dos pequenos filmes que vao surgindo em termos de ritmo o filme acabe por se deixar adormecer.
A historia fala de um individuo que acaba por visualizar um cientista a ser morto, tentando perceber a razão da sua morte, interagindo com as diferentes personagens que interagiram com o mesmo, enquanto tenta aceder as memorias de todos eles.
Em termos de argumento, e uma historia ambiciosa, e complicada. Mesmo que seja claro que o filme tem na sua base ideias interessantes, nem sempre principalmente no equilibrio entre historias paralelas, e no dominio do ritmo o filme consegue manter um bom nivel, e isso acaba por se refletir no resultado final
Na realizaçao do filme Mark Palanski parece-me um realizador com alguma experiencia mas a quem ainda falta um grande filme, sendo que a sua maior parte da carreira foi como auxiliar em filmes de produçoes maiores. Nota-se cuidado na produçao estetica mas parece que o filme acaba por arriscar pouco principalmente na formula principal.
No cast, Dinklage ganhou reconhecimento na televisao de um actor muito consistente em termos de cinema, mesmo que por vezes seja usado devido a sua fisionomia em comedias de pouca qualidade. Aqui não sendo brilhante é seguro e domina o filme de uma forma natural.

O melhor - A ambiçao de colocar no cinema uma ideia pouco simples

O pior - Nem sempre o filme consegue ser equilibrado em termos de ritmo

Avaliação - C

No comments: