Sunday, July 16, 2017

Going on Style

Going on Style é o tipico filme de meia estação, embora se assuma como entertenimento puro, por outro lado pelo facto de nos trazer como protagonistas tres actores com mais de quarenta anos por si só pode de imediato tirar ao filme algum valor comercial. Pese embora uma boa expansão o resultado do filme foi vulgar com resultados normalissimos. Em termos criticos uma mediania completa que acabou por tornar o filme em mais um na longa lista de filmes que viu a luz do dia durante o presente ano.
Sobre o filme, é normal que os filmes sobre assaltos, tenham uma estrategia repetitiva, dividida em tres partes, e este não foge a isso, uma primeira onde nos explica a razão, aqui o filme parece melhor do ponto de vista da moratoria, do que propriamente na forma como se desenvolve. Em segundo ponto o estabeler o plano, onde o filme aqui e claramente mais fraco, a passagem do amadarosimo ao plano perfeito é tão rapida que desconhecemos por completo os passos que se seguiram. Por ultimo temos o assalto em si, aqui o filme tem alguns truques na forma como nos da o plano que acabam por ser interessantes, e que tornam o filme mais positivo, depois de duas partes iniciais muito mais sofriveis.
Contudo este tipo de filmes penso que já tiveram tantos titulos que e dificil ou mesmo impossivel de surpreender, o resultado possivel e dar um filme previsivel, bem disposto, onde apenas muda o contexto dos protagonistas, mas que sabemos perfeitamente quase todos os passos que vai seguir, por isso é um filme obvio com o objetivo de mais do que amealhar alguns dolares homenagear um conjunto de actores que mesmo com uma idade já elevada ainda conseguem participar em filmes deste genero.
Acaba por ser um filme familiar de domingo a tarde, com ideias positivas e na mensagem de respeitar os idosos, algo que pode ser um cliche mas que nem sempre e bem potenciado nos filmes, ou sequer e tema trabalhado nos mesmos, e obvio que com esta opçao tirou ao filme algumas possibilidades no espetaculo e nas sequencias de acção, mas o resultado acaba por ser o basico.
A historia fala de três amigos, pensionistas, mas com despesas a cargo que de repente vem desaparecer as suas reformas para a empresa para o qual trabalharam pagar a credores. Ai e de forma a tentarem subsistirem decidem planear um assalto a um banco.
Em termos de argumento e um filme familiar apenas com o essencial, não e muito trabalhado em nenhum dos seus apontamentos como dialogos, personagens e humor, vale mais pela mensagem do que pela concretizaçao do proprio filme. Aqui poderiamos esperar mais já que Melfi tem demonstrado nos ultimos anos uma capacidade acima da media para escrever filmes familiares e originais.
Zach Braff como realizador nunca conseguiu o sucesso que fez num dos seus filmes de estreia, concretamente Garden State, aqui tem um trabalho emocional, de dar primazia aos actores e de dar as dificuldades da idade avançada. Contudo parece um filme que nunca tenta grandes voos.
Em termos de cast Caine, Freeman e Arkin, são actores consagrados de carreiras completas, numa fase da vida diferente ser protagonistas de um film como este não é facil pela falta de disponibilidade fisica, mas e algo que o filme assume tornando de imediato o filme em termos de interpretação mais competente, mesmo sendo o filme pouco exigente para a qualidade dos actores em questao.

O melhor – A mensagem

O pior – Por vezes os filmes tem de ter algo que os diferencie a partida


Avaliação - C

No comments: