Sunday, July 23, 2017

Dunkirg

Christopher Nolan deve ser na atualidade o realizador com a maior legião de fãs principalmente entre os mais novos, depois de uma carreira que nos ultimos vinte anos foi colecionando sucessos que teve o seu epicentro numa triologia unica de Batman que rapidamente pareceu tornar o realizador num midas da setima arte. Agora na sua primeira abordagem do cinema de guerra, rapidamente se percebeu que a critica acabou por lhe dar uma uninimidade que apenas em Dark Knight conseguiu com avaliaçoes de primeira linha, que rapidamente o conduziram como sendo apontado como um dos favoritos aos longuiquos premios. Comercialmente e estando ainda numa fase de estreias os resultados parecem principalmente nos EUA muito consistentes.
Sobre o filme eu sou um fã de Nolan, principalmente na capacidade de juntar argumentos surpreendentes de primeira linha com produçoes grandiosas. Neste filme tinha o ingrediente de ter um sempre complicado filme de guerra, que acaba por torná-lo pela sua simplicidade e pelo realismo das sequencias, epico, um dos melhores filmes de guerra que temos memoria, e mesmo sendo um filme que na sua maioria e silencioso, sem personagens e um filme que no filme consegue ser ao mesmo tempo grande e emotivo.
No plano tecnico o filme e irrepreensivel, sem ser daqueles filmes completamente realistas na dor, e no sangue, e um filme que nos coloca no epicentro do conflito daqueles filmes que parecem rapidamente tornar todas as personagens presas a um destino final, e nisso o filme e brilhante quer no som, quer no contexto de imensidão que se cria. Depois o simbolismo historico que esta em causa, que tem aquele lado epico que todos os filmes querem ter.
Por isso facilmente podemos dizer que temos uma obra de excelencia de Nolan, embora eu pessoalmente perfira o ver noutros registos, com personagens maiores, e mais que isso com filmes que dem a possibilidade da surpresa na intriga. Aqui temos menos argumento embora a força como o filme de diversas faces do conflito em cada personagem acabe por ser significativo na forma como o filme sublinha a sua mensagem
A historia fala de diversos lados na celebre batalha de Dunkirk, mais concretamente quer na missao de resgate, no significado da mesma, mas mais que isso dá nos um exemplo dos diferentes planos dos intervenientes.
Em termos de argumento não sendo o filme um poço de criatividade na abordage, temos um lado maduro assinalavel, na forma com que cada opçao tem como base dar uma prespetiva do conflito, num filme quase sempre silencioso, mas que isso da primazia aquilo que quer transmitir, que é a condiçao de sobrevivencia humana.
Em diferentes registos já todos perceberam que Nolan e um prodigio na forma como consegue que todos os filmes sejam obras de referencia em algum aspeto, aqui principalmente no som, e naquilo que ele transmite o filme e brilhante bem como algumas sequencias de Live Action. Nao me parece o melhor ou mais surpreendente trabalho do realizador, mas e claramente mais um filme de merito na sua carreira.
No casto, este não é um filme para grandes interpretações pois a historia esta demasiado partilhada, mesmo assim o protagonismo de um desconhecido Fionn Whitehead acaba por ser surpreendente, ele tem um papel estranho, apagado sem grande peso dramatico, que alias as personagens acabam por nunca ter tirando um ou outro momento silencioso de Rylance, Branaghan e Murphy. É um filme que exige um cast compentente, que tem mas não necessita de grandes interpretações-


O melhor – A forma como o filme transmite cada momento ao espetador sem grande aparato.

O pior – Eu pessoalmente gosto dos filmes do Nolan que me surpreendam narrativamente


Avaliação - B+

No comments: