Christopher Nolan deve
ser na atualidade o realizador com a maior legião de fãs
principalmente entre os mais novos, depois de uma carreira que nos
ultimos vinte anos foi colecionando sucessos que teve o seu epicentro
numa triologia unica de Batman que rapidamente pareceu tornar o
realizador num midas da setima arte. Agora na sua primeira abordagem
do cinema de guerra, rapidamente se percebeu que a critica acabou por
lhe dar uma uninimidade que apenas em Dark Knight conseguiu com
avaliaçoes de primeira linha, que rapidamente o conduziram como
sendo apontado como um dos favoritos aos longuiquos premios.
Comercialmente e estando ainda numa fase de estreias os resultados
parecem principalmente nos EUA muito consistentes.
Sobre o filme eu sou um
fã de Nolan, principalmente na capacidade de juntar argumentos
surpreendentes de primeira linha com produçoes grandiosas. Neste
filme tinha o ingrediente de ter um sempre complicado filme de
guerra, que acaba por torná-lo pela sua simplicidade e pelo realismo
das sequencias, epico, um dos melhores filmes de guerra que temos
memoria, e mesmo sendo um filme que na sua maioria e silencioso, sem
personagens e um filme que no filme consegue ser ao mesmo tempo
grande e emotivo.
No plano tecnico o
filme e irrepreensivel, sem ser daqueles filmes completamente
realistas na dor, e no sangue, e um filme que nos coloca no epicentro
do conflito daqueles filmes que parecem rapidamente tornar todas as
personagens presas a um destino final, e nisso o filme e brilhante
quer no som, quer no contexto de imensidão que se cria. Depois o
simbolismo historico que esta em causa, que tem aquele lado epico que
todos os filmes querem ter.
Por isso facilmente
podemos dizer que temos uma obra de excelencia de Nolan, embora eu
pessoalmente perfira o ver noutros registos, com personagens maiores,
e mais que isso com filmes que dem a possibilidade da surpresa na
intriga. Aqui temos menos argumento embora a força como o filme de
diversas faces do conflito em cada personagem acabe por ser
significativo na forma como o filme sublinha a sua mensagem
A historia fala de
diversos lados na celebre batalha de Dunkirk, mais concretamente quer
na missao de resgate, no significado da mesma, mas mais que isso dá
nos um exemplo dos diferentes planos dos intervenientes.
Em termos de argumento
não sendo o filme um poço de criatividade na abordage, temos um
lado maduro assinalavel, na forma com que cada opçao tem como base
dar uma prespetiva do conflito, num filme quase sempre silencioso,
mas que isso da primazia aquilo que quer transmitir, que é a
condiçao de sobrevivencia humana.
Em diferentes registos
já todos perceberam que Nolan e um prodigio na forma como consegue
que todos os filmes sejam obras de referencia em algum aspeto, aqui
principalmente no som, e naquilo que ele transmite o filme e
brilhante bem como algumas sequencias de Live Action. Nao me parece o
melhor ou mais surpreendente trabalho do realizador, mas e claramente
mais um filme de merito na sua carreira.
No casto, este não é
um filme para grandes interpretações pois a historia esta demasiado
partilhada, mesmo assim o protagonismo de um desconhecido Fionn
Whitehead acaba por ser surpreendente, ele tem um papel estranho,
apagado sem grande peso dramatico, que alias as personagens acabam
por nunca ter tirando um ou outro momento silencioso de Rylance,
Branaghan e Murphy. É um filme que exige um cast compentente, que
tem mas não necessita de grandes interpretações-
O melhor – A forma
como o filme transmite cada momento ao espetador sem grande aparato.
O pior – Eu
pessoalmente gosto dos filmes do Nolan que me surpreendam
narrativamente
Avaliação - B+
No comments:
Post a Comment