Tuesday, October 11, 2016

Yoga Hosers

Kevin Smith foi durante muitos anos, alguém completamente diferente na comédia norte americana, polémico, mas que sempre foi ganhando algum respeito pela forma simples com que os seus filmes mesmo sem grande lógica conseguiam ter muita graça. Contudo nos ultimos anos isso tem vindo a desaparecer, principalmente a graça, ja que os filmes continuam a não ter grande nexo de casualidade. Contudo o repetir de erros fez com que a critica deixasse de o respeitar e os resultados deste filme são a todos os niveis desastrosos. Sendo que comercialmente nem sequer existe registos sobre o mesmo.
Kevin Smith é um realizador que gosta acima de tudo de colocar em causa a lógica e neste filme faz de uma forma completamente absurda. Pior que tudo é que mesmo em termos de comedia toda a graça, todos os apontamentos geeks engraçados que apetrechava os seus filmes deixaram de existir, sendo uma tremenda confusao de generos sem sentido nenhum como a comedia, o horror e o musical, numa mixordia completamente indegesta para quem gosta de bom cinema.
É facil perceber que o objetivo do realizador era fazer uma satira absolutamente sem sentido. Mas mesmo este tipo de filmes tem de funcionar num proprosito maior que isto, e o filme acaba por nunca o ser, nunca consegue sublinhar qualquer critica social, não consegue pior que isso ser curioso em alguma abordagem e o pior de tudo nâo consegue nunca ter qualquer piada que funciona, nem impressionar em termos de horror. Talvez por isso seja facil considerar este filme um dos maiores disparates realizados nos ultimos tempos, algo que nunca esperei dizer que um realizador que durante anos considerei bastante funcional.
Dai que a abordagem de análise seja mais facil se tentarmos considerar o que no filme não é catastrofico e resulta muito pouco, o ambiente clerks, que acaba por ai, uma boa escolha da filha de Johnny Depp, parece claramente ter futuro no cinema, conciliando uma boa imagem com recursos e nada mais, tudo o resto não é simplesmente mau, é pessimo.
A historia fala de duas amigas que passam a vida ou no telemovel ou a praticar yoga, que enquanto desempenham funções de funcionarias numa loja de conveniência acabam por ser atacadas por salsichas alemãs com vida, e descobrem um verdadeiro segredo dentro da loja.
Em termos de argumento, Kevin Smith durante anos foi uma pessoa que pese embora abordasse no absurdo funcionava com paralelismo com a realidade, nos ultimos anos e com a tentativa de abordar o cinema de horror tudo começou a falhar e neste filme tem o seu maior desastre, na funciona, as personagens a narrativa e principalmente a falta de comedia.
Tambem como realizador, Smith habituou-nos a abordagens coloridas, muito relacionadas com os Comics, aqui tirando a apresentação de personagens num ambiente commodore amiga, não temos dada, e o que temos simplesmente não funciona. Ou rapidamente ganha um novo impulso a sua carreira ou tudo vai terminar na televisao.
No cast, resultados diferentes se Harley Quinn Smith, filha do realizador parece entrar no filme precisamente por isso, já que não demonstra nem dotes nem carisma de protagonista, já a filha de Depp parece ter futuro, o filme demonstra isso, carisma e recursos mesmo num filme e num papel absurdo. Pior só mesmo o seu pai em mais uma personagem sem qualquer tipo de sentido.

O melhor - A Depp mais nova

O pior - O rumo da carreira de Kevin Smith

Avaliação - D-

No comments: