Friday, October 14, 2016

Wild Oats

O cinema é por vezes preverso para alguns actores quando chegam a determinada idade, a capacidade de arranjarem espaço em filmes de primeira linha acaba por ser diminuta e só a espaços em filmes menores conseguem as suas cenas. Podemos dizer que este filme reune três actrizes nesse espaço, e um realizador no mesmo nivel. O resultado do filme foi quase inexistente com um lado comercial quase irrisorio, e em termos criticos muitos nem sequer deram-se ao trabalho de avaliar.
As comedias sobre a terceira idade têm um problema muito do tipo de humor actual claramente sexualizado pode não encaixar tao bem e por outro lado não existe a frescura para um humor mais fisico,principalmente quando as actrizes do filme nunca se dedicaram a este genero. Dai que ver principalmente duas actrizes que preencheram as carreiras com interpretaçoes de primeira linha se reunirem para um filme com um humor sem graça e quase a fazer satira sabe claramente muito mal, e não vai de encontro a carreira que mantiveram.
Alias o filme e tão sem graça que as fugazes tentativas de graça saem quase sempre ao lado, o estilo do bucket list feminino não tem a força da sua versão masculina naquilo que significa, principalmente porque o argumento e mais debil e a unica preocupaçao das personagens e gastar dinheiro. So existe uma sequencia funcional e é de curta duração no filme que e a tentativa de contacto com a seguradora. De resto tudo demasiado tonto mesmo para uma comedia simples de poucas ambiçoes.
Mas o problema principal do filme e que rapidamente percebemos que todos estão em baixo de forma, as actrizes principalmente McClane pela sua idade, Tennant porque não arrisca nada, realizando como se tratasse de uma produçao barata europeia, num filme que ao longo do seu curto tempo parece nunca ter nem uma boa ideia de base nem pequenas ideias ao longo da sua duração.
A historia do filme fala de duas amigas, que apos uma ficar viuva e outra divorciada, com um engano a favor da viuva vêm-se na posse de muito dinheiro e decidem ir desfrutar para Las Palmas, o problema e quando tem de devolver o que já não tem.
O argumento parece sempre perdido, a ideia de base não é original, já foi usada em diversas derivações, e por outro lado a concretiçao não e mais feliz, parece sempre um filme desencontrado de ideias, nas personagens centrais e nas que vai colocando. Em termos humoristicos pese embora uma ou outra sequencia funcione moderadamente muito do resto vai completamente ao lado.
E dificil perceber como Tennant que já foi um realizador de grandes produçoes de hollywood como por exemplo Hitch acabou em filme com tao pouca ambiçao, filmes que demonstram ou apenas tem como sentido homenagear a veterania de algumas actrizes, será tambem os ultimos passos na carreira.
No cast, do tridente de interpretes parece-me que apenas Lange ainda podera dar alguma coisa significativa ao cinema, Moore, nunca o deu, e McClane esta claramente sem força devido a muito tempo parada ou fora de filmes de primeira linha. O filme e simples e nada pede, mas mesmo assim são denotadas dificuldades.

O melhor – A sequencia do telefone

O pior – A falta de actualidade e ideias do humor do filme.


Avaliação - D+

No comments: