Sunday, October 02, 2016

The Infiltrator

A serie da Netflix Narcos acabou para chamar a atenção de hollywood sobre tudo que rodeou Pablo Escobar, dai que era no minimo oportuno alguns estudios estudarem e darem a luz alguns projetos sobre as suas articulações. Pois bem foi o que aconteceu neste filme, sob a forma de biopic sobre um operacional dos EUA infiltrado nos esquemas de lavagem de dinheiro de Escobar. O resultado critico foi positivo embora nos pareça insuficiente para aguentar a sua precoce estreia. Em termos comerciais o resultado foi escasso principalmente depois do filme ter conseguido a estreia wide.
Existe uma clara dificuldade nos filmes biopic à nascença que apenas uma abordagem diferenciada a criativa pode superar, que é a forma como tudo parece demasiado escrito para televisao sem nunca ter uma prespetiva realista das coisas. Pois bem este filme nesse particular não quebra esse tabu, ou seja e um filme sobre uma personagem com o objetivo de a potenciar, não tendo particular destaque na sua realização nem na sua abordagem.
Contudo o filme tem um interessante trunfo que e o facto da vida em questão e o perigo da mesma ser bastante interessante, e o filme conseguir transmitir a dificuldade e o risco de toda a missão, o que torna mesmo um filme que nem sempre tem um ritmo fulgurante interessante e mais que isso um filme que demonstra bem as dificuldades em conciliar a vida profissional e pessoal de um infiltrado, na forma como gere todos esses momentos o filme funciona em longa escala.
Como resultado um filme competente, que ganha muito pela natureza da personagem e mais que isso pelos factos em si, mais do que propriamente pela mestria com que foi feito, já que grande parte dos defeitos usuais dos biopics o filme também acaba por os ter. No lado emocional parece-me que a sua subtileza acaba por ser um dos pontos de particular interesse e que funciona.
A historia fala de um inflitrado do governo americano que se insere no esquema de lavagem de dinheiro de Pablo Escobar no sentido de conduzir a detenção dos envolvidos nesse mesmo esquema do qual tem de fazer parte.
Em termos de argumento, muita da sorte de um biopic e a vida do homenageado e o seu dia a dia, e nada melhor do que um infiltrado numa organizaçao criminosa para os niveis de interesse do filme serem desde logo potenciados. O filme de resto não é particularmente criativo ou original aproveitando de forma simples, uma historia.
Na realizaçao Brad Furman ate ao momento tinha filmes com resultados criticos diferentes, neste filme parece um passo em frente na sua carreira principalmente na contextualizaçao temporal, que mesmo não sendo dificil acaba por ser conseguida. Não temos uma realização de primeira linha mas acaba por ser na maioria do tempo eficaz.
No cast Cranston e claramente a alma do filme, um actor que nos ultimos anos ganhou uma dimensao que muitos nunca pensaram tem neste filme a continuidade de um excelente momento de forma que o tornam num actor atualmente muito apetecivel em diversos generos. Lançado mais proximo dos premios poderia ser um candidato as listas mesmo que me pareça um papel insuficiente num ano normal para as nomeaçoes aos oscares.


O melhor – A forma com a historia de base é interessante


O pior – O filme acaba por ter alguns vicios do biopic normal


Avaliação - B-

No comments: