Saturday, October 15, 2016

Certain Women

Existem realizadores que passam uma carreira dedicando-se a pequenos filmes sobre lugares particulares, nunca pensando nos seus filmes como obras para massas. Neste leque de realizadores podemos considerar Kelly Reichardt que com um cinema bastante particular acaba por conseguir chamar aos seus filmes alguns actores conhecidos, neste caso no feminino. Neste ano o seu novo projecto conseguiu criticas muito interessantes mesmo que em termos comerciais e visibilidade seja sempre um projecto com um espectro reduzido.
Sobre o filme podemos começar por dizer que se trata de um filme dificil, principalmente pelo seu estilo demasiado fracionado entre as tres historias que têm tempo e abordagem completamente diferente, mas tambem pelo seu ritmo demasiado pousado, deixando que as sequencias se desenvolvam a sua velocidade natural mesmo que isso torna o filme repetitivo e cansativo com a falta de narrativa. O que para um filme parcelado parece claramente um defeito notório.
Por outro lado temos um filme com lados completamente diferentes em termos de cada historia, se a primeira, protagonizada por Dern nos parece a historia mais movimentada, na base nada acaba por passar a não ser a descriçao de uma relaçao advogada- cliente. A segunda historia ainda estou para descobrir a sua razao de ser, sendo que apenas na ultima o filme ganha algum interesse na forma com que nos traduz a vivencia de alguem cuja a falta de significado a conduz a actos que muitas outras pessoas não teriam.
Por isso tudo parece-me uma filme que tecnicamente na realizaçao ate pode ter bom planos, na forma como consegue dar o lado silencioso dos EUA menos desenvolvidos mas em termos de conteudo temos muito pouco no filme, que quase não tem narrativa, intriga ou mesmo razão de ser.
A historia dá-nos três situaçoes de três mulheres diferentes no mesmo espaço, uma advogada que tem de lidar com um cliente no limite, uma mulher que sonha fazer a sua casa de sonho, e uma empregada de um estábulo que se deixa encantar por uma professora de uma cidade maior.
E claramente um filme com um argumento pouco coeso, quando se tenta unir tres historias pequenas e sem grande novidade dando apenas pequenas interaçoes entre pilares, para elem de um conjunto de historias nunca temos coesão naquilo que o filme acaba por ser. Nao e um filme que aprofunda nada e normalmente isso não é sinonimo de um grande filme.
Ate posso considerer Reichardt uma realizadora esteticamente com qualidade na forma como deixa as sequencias terem um significado proprio e na forma como as pensa em termos de objetos fotograficos interessantes mas nunca vou admirar um filme com tao pouco conteudo e que mais parece uma exposiçao de fotografia.
Ao ser um filme tão parcelado não pede aos seus actores grandes desempenhos, ainda assim é Dern que tem mais espaço e maior destaque mesmo que ainda assim apenas suficiente, os restantes pouco mais são do que figurantes no contexto que esse sim e a figura central do filme.

O melhor – A realizaçao

O pior – A forma como em quase duas horas narrativamente o filme não existe



Avaliação - C-

No comments: