Monday, October 24, 2016

Good Kids

Depois do sucesso que foi American Pie um novo genero permaneceu ainda que com menos sucesso que foi as comedias adolescentes de alto teor sexual. Nos ultimos tempos este tipo de filmes foi relacionado com actores em pior forma e jovens a procura de algum protagonismo. Um desses filmes foi Good Kids, com resultados mediocres comerciais e inexistente em termos criticos, podemos dizer que será um filme que poucos alguma vez terão real acesso.
Uma das provas do genero é claramente até onde um filme destes pode ir em exagero, em sexualidade e em humor, e nesse particular estamos claramente perante um filme ligeiro, que tenta sempre ter alguns valores, mesmo que a determinada altura acaba por ser visual na forma como explora a sexualidade dos seus protagonistas. O maior problema do filme é que ao contrario de outros filmes do genero nunca consegue colocar a sexualidade ao serviço da comedia, nunca conseguindo realmente ser engraçado, mas quase sempre irritante.
Por outro lado a forma como o filme mesmo em termos de mensagem e em algum romantismo na relaçao central consegue ser completamente indiferente fica a ideia que em momento algum quando o filme inicia o seu argumentista sabia o que queria fazer no fim, já que parece tantas vezes perdido entre narrativas, que faz com que a central no final acabe por nunca funcionar.
Ou seja uma comedia claramente de nivel baixo, sem graça, sem sabedoria, que tem como unico ponto menos mau a sua simplicidade e nunca ser um filme de grandes riscos que torne tudo dificil de ver. Mas certo e que no final o resultado não é positivo, longe disso, e ficamos com a sensação da questão obvia de porque ainda continuarem a fazer filmes como estes.
A historia fala de quatro amigos, inteligentes nas ferias que antecede a sua entrada na universidade mas que em termos sociais não existem, ate que colocam a fasquia de aproveitar tudo o que não tiveram nas ultimas ferias ao limite.
EM termos de argumento o filme perde em todos os sentidos, em termos comicos não funciona, não tem coerencia narrativa, muito por culpa de personagens mal construidas, e pior mesmo no simples lado romantico que o filme poderia ter, as coisas tambem não funcionam.
Na realizaçao a comedia adolescente e talvez o genero com menos espaço da manobra, principalmente no cinema de maior estudio, pelo que o trabalho aqui apresentado por McCoy seja totalmente cinzento sem qualquer elemento diferenciados, é uma simples tarefa que poderia ser feita por qualquer um.
No cast de quatro protagonistas, três são tiros pouco certeiros, funcionando mais pelo seu aspeto peculiar do que propriamente pela sua forma de interpretar, melhor Deutch, a mais consagrada dos jovens tem o melhor papel e a maior presença mesmo que o filme nunca lhe exija nada. Em termos de secundarios e questionavel o que pode uma carreira descer tanto como Judd e Birch para serem secundarios num filme como este.

O melhor – Alguma presença de Deutch como actriz de comedias romanticas

O pior – A falta de graça de quase todas as sequencias do filme.


Avaliação - D

No comments: