Friday, October 21, 2016

Anthropoid

Os filmes sobre a segunda guerra mundial e sobre episódios concretos sobre este marco histórico são normalmente filmes intensos do ponto de vista dramático para além de produções interessantes. Ser ser um blockbuster de verão ou mesmo um filme de uma grande produtora, este filme surgiu de uma forma quase silenciosa, sendo o seu maior buzz, o regresso de Jamie Dorman a um papel depois de James Grey no blockbuster 50 SOmbras de Grey. O resultado critico do filme foi moderadamente positivo mas insuficiente para catapultar o filme para a discussão dos prémios. De um ponto de vista comercial, e tendo em conta que foi um filme apenas com distribuição "limited" podemos dizer que o filme atingiu os seus objetivos.
Sobre o filme, quando alguém tenta fazer um filme em guerra nem sempre é facil que as personagens sejam trabalhadas em todas as dimensões, o que quando não acontecem fazem os filmes demasiado descritivos e que apenas conseguem fazer sublinhando pela intensidade de algumas cenas e pela descrição da falta de condição humana em diversas situações. Pois bem o filme é isto, demasiado monotono e descrito na sua essencia mas que principalmente no final, explora o sentimento de clausura e de falta de esperança vivido pelas personagens naquele acontecimento.
Posto isto é importante perceber o que em termos de especificidades o filme vale, e se em termos de produção as coisas até se cumprem, não sendo contudo um filme muito original ou realizado de uma forma diferente impressionando por este sentido, não é neste ponto que se trata de uma obra menor, principalmente em comparação. Parece-me contudo que é nas interpretações que as coisas não correm tão bem, muito por culpa de uma construção que me parece pouco trabalhada em termos de personagens.
Enfim um filme que vale mais pelo relato histórico, mesmo que este acabe por não ter um final feliz para os intervenientes, do que pelo valor artistico ou pela abordagem que o filme adopta na sua narrativa. Certamente ja observamos filmes mais realistas e mesmo obras artisticas mais trabalhadas noutras abordagens sobre a segunda guerra mundial sobre outros episódios quem sabe mais relevantes.
A história fala do plano executado por paraquedistas checos no sentido de matar o lider nazi naquele pais de forma a desencadear uma reação. para alem da execução do plano o filme fala das consequencias do mesmo para os seus executores.
Em termos de argumento temos uma abordagem simples, maioritariamente descritiva, na forma como constrou o lado dramatico e narrativo das personagens parece-me algo limitado, de resto como qualquer filme baseado em factos verídicos o encadeamento das situações acaba por ser o que a história determinou.
Na realização Sean Ellis tem aqui o seu filme mais visivel e trabalhado, não sendo uma abordagem diferenciadora o filme é realizado de uma forma competente sem grandes rasgos de criatividade. Contudo com maior visibilidade parece ter objetivos bem definidos num filme que pelo seu contexto nunca é facil de realizar.
No cast penso que o filme tem um erro claro Dorman não me parece de momento ter caracteristicas ou capacidades para um filme desta eixgencia dramatica. A personagem também me parece demasiado apagada mas não é ele que consegue potenciar tal personagem. Assim acaba por ser Murphy a ter em si as despesas do filme, mesmo que me parece que neste momento o actor se encontre muito preso a alguns tiques repetitivos como o cigarro na boca, que mais parece um refugio que um exercicio de estilo.

O melhor - O relato de um facto importante nunca antes abordado

O pior - Jamie Dornan

Avaliação - C

No comments: