Wednesday, October 26, 2016

In a Valley of Violence

Passar do terror para o Western, deve ser uma das tarefas mais arriscadas que um realizador pode almejar, principalmente quando as experiencias mais imediatas foi no mundo da televisão. Dai que ninguém possa considerar Ti West como um realizador de coragem nesta alteração no genero. E criticamente as coisas nem correram mal com avaliações positivas sem ser entusiasmantes. O problema foi comercial. Espera-se que um filme com Hawke e Travolta por muita pouca expansao que tenha não tenha um resultado tão pequeno no primeiro fim de semana como este teve.
Em termos de filme podemos dizer que na essencia temos um tipico western com os seus ingredientes naturais, simplicidade narrativa, direi mesmo demasiada já que em termos basicos a historia do filme narra-se em duas linhas, muita cor e areia, ou não fosse a tradição de muito sol, e poucas casas e a tipica historia de vingança. Dai que analisar este filme é facil, já que os objetivos a que se propoem e minimo deixando todo o peso na forma como as personagens também elas basicas encaixam com o publico.
E aqui existe o problema, um bom western necessita de um bom heroi, o que o filme acaba ate por satisfazer mas tambem de um bom vilão e isso nunca acontece por um lado porque a personagem ue mais tinha para poder encaixar nesse perfil, nunca e claramente um vilão, e o que é passa o filme a demonstrar debilidade, pelo que parece sempre um final demasiado natural e sem nunca ter um climax que alimente o filme.
Ou seja um filme que mesmo para western me parece muito simplificado e nem sempre apenas um bom contexto, onde claramente o filme consegue ser tradicionalista com eficacia permite que tudo resulta, principalmente quando narrativa o filme não tenha tanta novidade ou intensidade e quando por um lado as personagens com excpção do protagonista parecem ser meros figurantes para o seu brilho.
A historia fala de um desertor da guerra que tentado a ir ao Mexico com o seu cai, acaba por cair numa cidade sem lei, onde acaba por ser capturado por um conjunto de malfeitores que lhe matam o cão e despertam em si o lado de vingança.
Em termos de argumento o filme é pouco mais do que as linhas anteriores, e obvio que o western não e um genero de narrativas complexas, mas mais de intensidade emocional, mas acho que diminuir tanto parece pobre, e mesmo emocionalmente so encontra esse tom a espaços.
Ti West tem na realização um dos bons elementos do filme, na cor, na criaçao da cidade na forma como consegue filmas os confrontos mas principalmente pelo espirito, numa homenagem ao mais tradicional do western num realizador que pese embora ainda lhe falte o filme de destaque que não vai ser este, começa a ser consistente em diferentes generos.
No cast o filme perde dois um, Hawke funciona como heroi rebelde, de passado incerto e encaixa bem no genero, o seu lado mais misterioso funciona, mesmo num papel sem grande dificuldade. Farmiga parece muito nova para o papel e nem sempre consegue transmitir o lado rebelde que o filme necessita, e a caracterizaçao parece não ser a mais indicada. Travolta claramente fora de forma na setima arte numa personagem sem grande sentido, interpretado de uma forma com ainda menos.

O melhor – Algum tradicionalismo na criação da cidade onde tudo ocorre.

O pior – A falta de um vilão de peso


Avaliação - C

No comments: