Friday, November 01, 2013

Zaytoun

A forma como o conflito palestiniano e retratado pelos cineastas americanos foi sempre um espaço vazio talvez pela posiçao pouco parcial dos EUA neste conflito. Dai que para termos algumas abordagens sobre o tema temos de ir a filmes independentes de realizadores fora do circuito e mesmo de outras nacionalidades. O certo e que mesmo desta forma os filmes nao conseguem visibilidade sendo muitas vezes barrados pela critica como e o caso deste Zaytoun e isso reflecte-se numa total invisibilidade comercial, que pouco ou nada deixa registado.
Sobre este filme desde logo podemos diferenciar dois tipos de filmes o lado mais duro de uma contextualização politica e social bem trabalhada ao longo do filme, se bem que nos parece com alguns suavizantes o certo e que em promenores o filme consegue ser intenso como por exemplo as sequencias de sala de aula. Depois quando se torna apenas a luta de duas personagens o filme torna-se mais vago, mais simples e menos de acordo com o tema que retrata.
Assim pensamos que temos um filme inicialmente forte bem criado, se bem que sempre se encontra presente o facto de estarmos perante uma produçao limitada e com poucos meios que se demonstra principalmente nas sequencias de explosao, que vai perdendo maturidade e se tornando num drama sentimentalista em exagero com a sua evolução. Mesmo assim estamos perante um filme com promenores interessantes que com outros meios poderia ter claramente mais visibilidade e por conseguinte mais qualidade.
Como lado negativo do filme alguma falta de originalidade na forma como a relaçao central e caracterizada e mais que isso desenvolvida ao longo do filme, parece-nos claramente que poderia valer mais este ponto, nem que seja porque a mesma se torna central ao longo de todo o filme.
A historia fala de um jovem libanes que tem como sentido de vida encontrar uma casa que outrora fora da sua familia entretanto destruida pela guerra, aqui acaba por estabelecer uma relaçao forte com um piloto isrraelita que acaba por ser capturado pelos seus conterraneos e os dois buscam os objectivos apenas tend um o outro.
O argumento nao e prodigo em originalidade pese embora este facto e obviamnte um filme forte em termos emotivos e de tema pese embora nos pareça que nem sempre na caracterizaçao e desenvolvimento das personagens faça tudo que esta ao seu alcance para as trabalhar.
A realizaçao e a opbvia de uma produçao com valores extremamente limitados e com uma produçao complicada, e executora mais que creativa e nas sequencias mais exigentes denota-se a falta de verba, sendo um dos pontos menos fortes do filme.
Em termos de cast temos um Dorf longe do estrelato de outros tempos mas com um filme forte, melhor que grande parte do protagonismo que foi tendo ao longo dos anos, bem auxiliado por um jovem actor que domina o filme e que com outra nacionalidade poderia dar aqui o salto para uma carreira mais meritoria.

O melhor - O tema muitas vezes esquecido.

O pior - POuco imponente na forma como cria a relação central

Avaliação - C+

No comments: