Saturday, November 09, 2013

Ender's Game

Desde que este filme foi anunciado que foram várias as comparações que efectuaram deste filme com o de Harry Potter, nem que seja pelas divisoes em equipas mas mais que isso por serem ambos baseados em sagas literarias embora com sucessos em termos de magnitude bem diferentes. Tambem em cinema parece que o sucesso comercial seja diferente pese embora os bons resultados que este filme conseguiu na sua primeira semana e tambem uma recepçao critica mediana.
Sobre o filme podemos dizer que para ser Harry Potter era necessario mais creatividade que o filme não tem, ou seja a fantasia do filme quase não existe e deparamo-nos um pouco sobre um filme sobre o colegio militar mas mais proximo do espaço do que propriamente da terra. Por isso o filme perde muitos ingredientes que podia e devia ter para ser carismatico.
Ou seja temos um filme facil, adolescente quase sempre obvio sem muita creatividade e originalidade nos seus alicerces mas acima de tudo tambem este tipo de situaçoes ocorre mesmo ao longo de todo o filme, e por isso o filme acaba por se tornar pouco forte, basico e mais que isso pouco empolgante principalmente no seu disfarçado final.
Como lado positivo uma boa realizaçao e uma boa captaçao de imagem, mas de resto muito pouco mais do que um episodio maior e com melhores efeitos especiais de uma especie de Power Rangers do espaço onde mesmo a divisao por cores esta bem presente. Parece acima de tudo uma ideia extremamente limitada.
A historia fala de um adolescente o mais novo de tres irmaos que sonha entrar para a escola de comando dos terrestres que busca encontrar o comandante para liderar a terra numa luta contra um raça alienisna extremista. Mais que um filme sobre um comandante e um filme sobre uma equipa.
O argumento é extremamente basico ou seja uma daquelas historias que e obvia direcionada no sentido mais facil, e assim o filme acaba por nao conseguir ter grandes personagens e pior que isso grandes dialogos parecendo sempre um filme directo ao ponto e pouco mais.
A realização a cargo de um realizador que começou por baixo tem alguns apontamentos de qualidade da definição de cenarios e mais que isso na forma como a imagem usufrui da gravidade truques numa realizaçao que mereceia um filme mais forte.
Em termos de cast Butterfield lidera-o com força mas com menor carisma do que ja tinha efectuado em Hugo, ao seu lado outra jovem em desacelaraçao, e as personagens para efeito de Ford e Kingsley nao e no cast que o filme ganha folego.

O melhor - Alguns truques da camara.

O pior - A pouca densidade do filme.

Avaliação - C-

No comments: