Saturday, November 09, 2013

To Do List

A sexualidade sempre foi um dos temas proeminentes nas comedias para adolescentes, independentemente do facto de terem ou não chancela de um grande estudio. Pois bem este ano de uma forma mais crua e independente saiu este filme debruçado unica e exclusivamente sobre a sexualidade de uma adolescente. O resultado positivo em termos comerciais foi um dos filmes sem extensao wide a conseguir ultrapassar a barreira do um milhao de dolares e criticamente as avaliações pese embora não euforicas foram na sua maioria positivas.
Sobre o filme podemos dizer que temos de entrar nele de espirito aberto, porque acima de tudo a questao da sexualidade ou mesmo das personagens nao faz muito sentido, e aqui apenas ganha algum valor se percebemos que estamos perante um filme que tem como principal objectivo seu claramente ter pouco sentido, mesmo no detalhe principal ou seja a sexualidade do seu protagonista.
Por este ponto pensamos que o filme esta longe da simplicidade de outros filmes sobre o mesmo tema, e aqui perde totalmente o norte ao entrar facilmente no exagero na simplicidade de uma piada ou ter como unico objectivo impressionar mais do que ser um filme bem disposto sobre uma tematica serio, o filme nunca tem em si qualquer dose de seriedade.
Funciona sim a preocupaçao em ser um filme declaradamente sobre os anos 90 aqueles que ficam apagados pelos 80 sendo aqui uma rica criação cultural de uma epoca que muitos pensam ter sido esquecida no cinema pese embora tenha em si alguns dos melhores filmes da historia do cinema.
A historia fala de uma jovem que quer descobrir a sexualidade e para tal elabora uma lista com os comportamentos sexuais que quer manter, aqui começa a descobrir o seu corpo e o sexo enquanto tem um part time como salva vidas numa piscina.
O argumento mais que inteligente e bem montado e exagerado tem preocupaçao maior na piada facil, mas do que na criaçao de um grande filme ou de qualquer dado novo nas personagens e dialogos, o que resulta numa historia claramente limitada.
A realizaçao e simples para uma comedia simples onde se destaca os pequenos apontamentos para os anos 90 que funcionam bem e dao algum deja vu a alguns espectadores.
O cast pouco recheado tem nas suas figuras principais pessoas que entram bem na dinamica temporal do filme mas que o filme nao exige mais para estar terem aqui a sua prancha para outros filmes.

O melhor - Remember 90

O pior - A forma demasiado crua do humor, por vezes exagerada e sem sentido.

Avaliação . C

No comments: