Saturday, November 02, 2013

About Time

Richard Curtis pode ser lembrado de duas formas por um lado o creativo autor de filmes como Nothing Hill e Quatro Casamentos e um Funeral que marcaram um epoca de ouro da comedia romantica britanica ou como o produtor de filmes demasiado corniqueiros como o Amor Acontece ou mesmo as sagas de Brigett Jones. Pois bem depois de algum periodo arredado da fama aqui surge um reinventar com resultados para ja modestos mas ainda não foi lançado com plenitude nos EUA, e com um recebimento critico mediano, melhor do que os ultimos que falamos e um pouquinho pior do que os dois filmes mais conceituados.
Sobre este filme temos um bocadinho dos dois mundos, por um lado o humor currosivo em algumas personagens dos primeiros filmes principalmente de quatro casamentos e um funeral, mas por outro lado temos tambem principalmente na parte final o lado mais dramatico e lamechas de O amor acontece ficando no meio terreno entre ambos. Se o filme começa bem principalmente em termos da dinamica amorosa que imprime, o filme parece nunca ter um plano definido no seu climax, o filme nao é sobre um ponto especifico sobre um conflito a resolver mas vai descobrindo cena apos cena o que faz o filme segmentado em demasia e no fim surgir já sem a intensidade da relação central que e o melhor abordado na sua duração-
E se em termos romanticos o filme funciona muito graças a uma grande quimica entre personagens que encaixam bem mesmo nas interpretações no plano de drama familiar o filme nunca tem a intensidade nunca e perceptivel, tornando mesmo na conjugação de regressos e retornos confuso na percepçao do verdadeiro poder do filme.
Mesmo assim parece ser um regresso agradavel de um bom contador de historias que principalmente como sentimentalista do amor poucos conseguem ter a sua intensidade sendo uma força viva do cinema europeu e na criaçao de um registo proprio nas terras de sua magestade.
A historia fala de um jovem com pouca auto estima que antes de ir viver para Londres sabe que tem o poder de regressar para tras no tempo e viver algo que ja ocorreu este ponto conduz a que procure amor e o encontre numa jovem isolada, e formam um casal quase perfeito, ai vai ter de ajudar com este poder a resolver outros pontos das pessoas que lhe sao proximas.
O argumento e positivo mas por vezes exagera no numero de portas abertas que simultaneamente existe e neste particular parece que o filme com menor meia hora e ficasse so pelo lado amoroso teria um impacto mais simples mas mais eficaz, ja que as personagens bem trabalhadas se resumem ao casal.
A realizaçao e simples de um realizador com alguns momentos muito fortes e intensos na definiçao de amor, e que ele consegue explorar como ninguem principalmente em termos musicas, na parte final perde a intensidade como todo o filme.
O cast tras nos o novo Gleeson com um papel forte, interessante mas que encaixa perfeitamente nas suas caracteristicas que nao parecem muito versateis mas encaixa com o lado mais produtivo de McAdams a ternura com ela sabe dotar as suas personagens como mais ninguem no cinema actual.

O melhor - O filme enquanto comedia romantica.

O pior - Os outros pontos

Avaliação - B-

No comments: