Sunday, November 03, 2013

Mr Nobody

É incrivel como é que um filme que é produzido e lançado em alguns circuitos apenas quatro anos após o seu primeiro lançamento consegue finalmente ser distribuido nos EUA, ainda para mais quando é um filme que a critica dá algum reconhecimento, e comercialmente pela Europa e um filme com o minimo de visibilidade. Existe aspectos inacreditaveis no cinema e a historia deste filme e uma delas.
Sobre o filme podemos dizer que se existe filme que encaixa bem no percurso comercial e de distribuição que teve, ou seja estranho este filme e Mr Nobody, ou seja um filme com um principio muito interessante, inteligente, original, quase sempre bem realizado, mas que nenhum espectador parece em momento algum chegar à essencia e quando assim é a sensação que termina no final das quase tres horas de duração é que existe muito mais para alem do filme que provavelmente nunca vamos saber. OU seja conseguimos perceber alguns dos seus pontos, mas por outro lado o filme tenta sempre mais e esta ambiçao parece-nos demasiada para a conclusão que o filme acaba por conseguir.
Defeitos neste filme são faceis de encontrar desde um argumento demasiado emaranhado que se faz perder a si proprio, o facto de muitas vezes ser demasiado solto para um filme tão complexo faz o espectador perder-se naquilo que o filme tem como verdadeira mensagem e isto acaba por ser perder cedo no filme, ou seja no filtro do espectador surge alguns dos pontos centrais e que acabam por ser agradaveis mas fica sempre a ideia que o filme tem muito mais em termos narrativos do que devia ter.
Mesmo assim pensamos que são este tipo de filmes com arrojo que fazem falta a um cinema moderno onde a tecnologia ja permite que funciona nesta forma, provavelmente surgirão titulos como este que nao funcionem tão bem mas baste que um do mesmo genere seja completo para o cinema ganhar e nos como espectadores agradecermos.
A historia fala de um jovem seguindo diferentes historias do mesmo segundo as suas decisões ou se estas nao fossem tomadas, com um ponto de vista futorista de forma a permitir exemplificar tudo, o filme acaba por ser uma viagem na mente do personagem e das suas previsoes do futuro.
O argumento mais que competente é arriscado e original, e daqueles filmes que se resultassem na plenitude ficariam imortalizados mas como tem brechas ou não consegue explicar tudo o que tem dentro de si, nos dialogos nas metaforas e nas personagens soa a estranho mais que absorvente.
A realizaçao e competente sempre com primor estetico principalmente no ponto de vista futorista e daqueles filmes que podia dar a nascer um realizador ainda para mais fora dos EUA, o futuro entretanto passado percebeu-se que nao concretizou mas num filme dificil parece-nos que claramente alguma qualidade estava presente.
Em termos de cast este foi o filme escolhido por Jared Leto antes de abandonar o cinema para se dedicar a musica, aqui principalmente na sua intepretação de idoso percebemos que temos um actor muito maior do que o misterior e o silencio com que fez as personagens da sua carreira, pena que so no ultimo filme e a espaços conseguisse se impor. Esperamos que neste seu regresso este ano, consiga demonstrar um pouquinho o que aqui prometeu. Ao seu lado Kruger com mais presença e Polley com mais qualidade.

O melhor - A ambição de uma ideia utopica.

O pior - O filme ser a confirmação da utopia.

Avaliação - C

No comments: