Monday, November 18, 2013

Great Expectations

De cinco em cinco anos existe sempre uma tentativa de recriar um conto de Dickens no cinema, com mais ou menos rigor, mais ou menos fidelidade as adaptações tem sido muitas talvez porque nunca surgiua versão capaz de representar a historia na historia do cinema. O ano passado surgiu mais uma adaptação a cargo do britanico Mike Newell, e com uma produçao tradicional. O resultado mediocre quer do ponto de vista comercial onde apenas um ano depois conseguiu estrear nos EUA mas principalmente em termos criticos com avaliações demasiado medianas para um filme como este.
SObre o filme podemos dizer que é um filme que se enquadra de inicio a fim na tradiçao mais tipica do cinema britanico, pela simplicidade pela estetica e mais que isso pela forma quase silenciosa com que a trama se desenvolve com mais rigos do que capacidade explosão em si. E isto torna o filme claramente demasiado cinzento sem poder de fogo sem entusiasmo que parece que esta historia esta predistinada a não ter no cinema actual.
E pese embora seja um filme naturalmente bem produzido com escolhas fortes para os papeis mais fortes pensamos que o filme dá pouco a essas mesmas personagens o que o torna por vezes pouco intenso ja que as mesmas são a força natural do filme, ao contrario do duo de protagonistas que parece nunca ter a quimica suficiente que o filme precisa e isso acaba por prejudicar o filme.
Ou seja um filme que mais parece uma mini serie da tradiçao britanica com os louvores e as criticas tipicas deste tipo de filme contudo parece nos que pelo realizador, actores e produtores era um filme que merecia uma concretização mais forte.
A historia fala de um jovem adoptado por um ferreiro e a sua irma que começa a visitar uma peculiar dama na casa desta apaixonando-se muito cedo por uma jovem, que contudo lhe e negada por não ser um cavalheiro.  Alguns anos mais tarde surge a noticia de uma riqueza que herda e o torna um cavalheiro e aqui tenta recuperar a paixao perdida.
O argumento nem sempre e directo, perde-se como dramatologia em demasiado e as personagens perdem força por essa mesma escolha, os dialogos sao tambem eles limitados, nao sendo no argumento que o filme valoriza a historia de base.
Em termos de realização Newell e um bom realizador quase sempre mais eficaz do que deslumbrante aqui tem um filme de epoca bem realizado mas que por sua vez tem poucos ingrediente neste particular que o tornem extraordinario.
Em termos de cast brilham os secundarios Bonahn Carter e Phienes contudo o filme perde totalmente com a escolha de Irvine pouco intenso para um papel tao fundamental como o protagonista.

O melhor - Os secundarios de luxo.

O pior - Ainda não ser a adaptação literaria esperada.

Avaliação - C

No comments: