Saturday, November 30, 2013

Battle of Year

Nos ultimos anos todos os anos, e com a chancela da MTV tem surgido inumeros filmes sobres fenomenos relacionados com o Hip Hop depois de Step Up, surge agora o mesmo genero mas sob a forma de desporto e competiçao mundial, com o cliche comum. COntudo e uma vez que a ideia é repetida o resultado foi bem distinto dos seus antecessores nem tanto criticamente onde o negativismo que rondou o filme já é habitual em filmes semelhantes mas acima de tudo comercialmente onde o filme tornou-se um autentico desastre e mesmo um aviso para quem pensa que um filme assim seria sempre lucro.
Sobre a historia podemos dizer que é a tipica ou seja o argumento tão sempre utilizado de um treinador decadente, um grupo de inimigos dificeis de controlar que se juntam e fazer uma equipa super poderosa, depois de muitos recuos e falhas. Este tipo de formula foi sempre muito utilizada sobre filmes de desporto e aqui numa vertente diferente sem deixar de ser desporto regresso com resultado de sempre.
Estes filmes tem um grande problema toda a gente ja os conhece, os seus truques a sua formula, o seu resultado dai que novidade ou capacidade de surpreender é praticamente inexistente, sendo que num cinema evoluido como actual este tipo de fillmes apenas deveriam ter lugar do mercado de aluguer dando espaço a filmes mais creativos e originais.
De resto a inocencia a pouca amplitude destes filmes principalmente quando estes sao pouco maduros como e o caso, e onde toda a originalidade e creatividade se centram nas coreografias de dança parece muito pouco para um filme com uma estreia em muitos cinemas e mais que isso num filme que conseguiu reunir a sua volta meios patrocinios tao declarados, ou seja muito fermento para tao poucas ideias pelo menos novas.
A historia fala da tentativa de reunir alguns dos melhores dançarinos americanos na tentativa de recuperarem a honra perdida, numa competição mundial de Hip Hop, as custas de um ausente treinador que tentara unir diferentes personalidades e rivalidades.
O argumento o mais basico neste filme de todos colhe todos os cliches e mecanismos habituais nao trazendo nada de novo, num filme sem personagens pelo menos em dimensao, sem dialogos e pior que isso com um plano narrativo que ja faz parte da pre historia do cinema.
A realizaçao simples sem grande excentricidade que ate poderia ter lugar nas sequencias de dança e claramente inferior neste particular ao que ja vimos em outros filmes do genero, muito aquem do que se esperaria, que ja nao era muito.
Em termos de cast um filme facil para os dançarinos actores mostrarem a sua arte e pouco util, ou desafiante para um Hollway à procura da dimensao que conseguiu com Sawyer.

O melhor - Os resultados pessimos de bilheteira

O pior - Exige-se mais para um filme com estreia alargada.

Avaliação - D+

No comments: