Saturday, November 30, 2013

Hunger Games: Catching Fire

Um ano e meio depois do mundo cinematografico ter assistido ao nascimento de uma feliz adaptação literaria juvenil que conquistou não so milhoes em termos comerciais mais criou um culto a sua volta vendendo milhoes de livros, surge com muito mais expectativa o segundo capitulo. E ao contrario do habitual o resultado a todos os niveis suplantou o seu primeiro, não so em termos comerciais onde parece caminhar para um resultado mais forte mas tão bem a nivel critico conseguindo superar o ja primeiro criticamente aceitavel capitulo.
Confesso que quando li a trilogia pensei sempre que este segundo filme fosse de longe o mais fragil de todos por não ser mais que uma repetição do primeiro, e pouco mais preparando o terriorio para um interessante e talvez melhor livro da saga, dai que a expectativa em torno do filme não fosse muito elevada. Mas o resultado surpreendeu, e isso deve muito a forma com que o filme aborda em quase metado do seu tempo algo mais do que uns novos jogos, servindo bem de base para aquilo que sera o terceiro filme.
É certo que não tem a novidade nem o paralelismo actual da sociedade que tão bem foi caracterizado no primeiro, aqui e mais o nascimento da historia propria, e isso faz com que o filme não seja tão vistoso como o primeiro, mas é a ponte eficaz, pese embora não defenda como a maioria que o filme evoluiu, acho que não defraudou como poderia ter feito principalmente porque a obra literaria em si não era tão forte quanto se pensava.
Mesmo assim temos tudo para assistir a uma das mais completas sagas do cinema moderno, bem interpretado intenso, forte, com bons efeitos especiais e boas realizaçoes, parece por isso que nao e por este filme, e pese embora a alteraçao de realizador que o filme perdeu o seu ritmo e estilo e este e bem funcional.
A historia continua a saga de Peeta e Katniss apos a vitoria nos jogos de fome aqui agora vão começar a ser o rosto da revolução que conduz a vingança de Snow, que nada mais vai fazer que os colocar outra vez na arena.
O argumento tem como base um livro mais debil do que o primeiro, que o filme como argumento recupera bem com as melhores falas, os melhores momentos e retirando muito da componente emocional exagerada que o livro tinha, foi uma boa adaptação sendo sempre fiel.
A realizaçao de Lawrence era complicada principalmente porque Ross colocou a fasquia elevada no primeiro filme, mas o melhor que podemos dizer é que não se nota a mudança o estilo está la, com o melhor e o pior do primeiro filme, contudo com mais notas positivas.
Em temros de cast Lawrence tornou-se a escolha mais acertada que os produtores poderiam ter porque antes de ganhar um oscar conseguiu aqui o carisma que seguira para a serie de uma actriz completa que neste momento domina e assim parece continuar a dominar no futuro, ao seu lado Hutcherson ganha claramente a Hemsworth por ser mais versatil, de registas a sempre optima presença de Harrelson e um cheirinho de Seymor Hoffman.

O melhor - Ter reduzido as perdas de um livro menor.

O pior - É o pior livro da trilogia

Avaliação - B

No comments: