Sunday, November 24, 2013

Percy Jackson: Sea of Monsters

Quando uma saga juvenil consegue reunir um respeitavel numero comercial, e com naturalidade quando se trata de um filme de aventuras que surja a sua sequela. Contudo a historia também nos diz que normalmente as sequelas estão longe dos resultados que consegue atingir o primeiro filme acima de tudo quando existe mudança no realizador, como é o caso deste filme. Dai que ja fosse com alguma normalidade que este segundo filme ficasse longe dos resultados obtidos pelo primeiro, desde logo em termos comerciais o grande objectivo do fillme mas mesmo em termos criticos conseguindo baixar a mediania que o primeiro filme já tinha sido.
Sobre o fillme e sendo que até achei o primeiro filme com alguns apontamentos de valor este segundo filme é em toda a linha muito inferior do que o primeiro, desde logo na historia muito mais simples, menos composta e mais que isso com demasiados cliches das series juvenis de segunda divisão, falta o nivel historico a densidade epica do primeiro filme, sendo sempre um filme muito mais infantil e basico do que o primeiro.
Mas se neste ponto a qualidade desde, em termos de produção e utilização de efeitos especiais o filme e um autentico desastre, demonstrando-se deficiencias em pontos basicos e mais nivel nos mais dificeis e algo que e muito complicado de explicar as dificuldades de utilização dos efeitos ou realismo dos mesmos, principalmente no inicio do filme, sendo que esse problema vai sendo melhorado ao longo da sua duração.
Ou seja um tipico filme de aventuras que nada tras de novo para alem daquilo que ja tinha sido dado no primeiro filme, perdendo densidade, complexidade, acção e interesse, tornando-o um filme demasiado infantil, o final aberto deixa antever mais episodios mas o resultado deste podera fazer pensar os produtores antes de uma nova aventura deste jovem meio humano meio deus.
A histtoria segue as pisadas de Percy Jackson na sua nova realidade aqui junto dos seus fieis amigos e mais algum terá de recuperar um objecto que permite recuperar a vida de uma arvore que os protege de ataques perigosos, contudo a aventura podera trazer o mais temivel dos vilões.
O argumento e do mais basico que se pode observar em termos de aventura juvenil, ou seja um grupo, o lado dos maus, uma serie de conteudos comicos demasiado moderados e por fim o confronto, muito pouco para um filme que o seu antecessor rendeu mais de 100 milhoes de dolares mundialmente.
A realização fica muito aquem do que Colombus fez no primeiro filme, parece sempre com dificuldade de dar realismo aos seus efeitos especiais e isso num filme desta dimensão e desastroso em todos os sentidos, num realizador mais talhado a fazer filmes para jovens sem tantos efeitos.
Em termos de cast Lerman parece ser um dos actores mais jovens com mais margem de progressao principalmente porque entre o primeiro filme que o deu a conhecer e este teve boas escolhas e o futuro também parece continuar esta boa mare, aqui volta ao papel que o deu a conhecer e como e obvio sente-se a vontade em tudo que ele pede, de resto muito pouco a destacar.

O melhor - UMa simples aventura juvenil.

O pior - Para a saga em questão exigia-se obviamente mais.

Avaliação - C-

No comments: