Friday, August 23, 2013

I'm so Excited

Pedro Almodovar conseguiu nos ultimos anos se impor internacionalmente com um cinema serio, um pouco divergente da sua carreira, com uma mistura de terror psicologico com personagens intensas. Contudo para 2013 o objectivo do seu filme era de alguma forma voltar a um terreno que ja lhe deu alguma fama concretamente a comedia. Pese embora esta aposta as coisas não correram bem, e nem tanto comercialmente onde o seu nome ainda e garantia de resultados fiaveis, mas acima de tudo criticamente com algumas das piores avaliações dos ultimos anos para o realizador num filme que obviamente não foi ao encontro do gosto da critica americana.
Sobre o filme e como ja repeti por diversas vezes nas minhas avaliações a Almodovar não sou fã incondicional do registo do realizador por vezes exagerante no excesso de excentricidade homossexual, o certo e que em determinados pontos ele consegue ter filme de uma intensidade psicologica e narrativa muito fortes como o recente Pele em que Habito. Contudo quando os seus filmes se descontraem um pouco e perdem este ponto quase nada daquilo que realmente gosto em Almodovar resiste e neste filme quase nada resiste mesmo.
Assim o filme parece mais que o filme com linhagem narrativa que parece apenas ter nos poucos minutos dedicados a um triangulo amoroso, onde as coincidencias tem o seu sentimento, tudo o resto mais parede uma parada Gay no ar do que propriamente um filme com uma historia e um corpo narrativo bem presente. Ou seja a maior preocupação de Almodovar e mais um festim homossexual ou entao uma expressao isolada da sexualidade do que um historia uma narrativa ou mesmo personagens.
Por isso para um realizador tao conceituado mas que ja nos habituou a estas eloquencias sexualizadas podemos claramente rotular este filme como um dos piores filmes de Almodovar onde este quase salienta os seus maiores defeitos e coloca de lado as qualidades como contador de historias e creativo que ele realmente é, mas esse espaço neste filme simplesmente nao existe.
A historia fala de um voo supostamente ate ao Mexico que logo a partida fica comprometido sendo que o aviao começa a andar as voltas aguardando uma aeroporto livre para tentar aterrar o panico da tripulação mas cima de tudo dos passageiros de primeira classe conduz a um autentico gozo de ultimas satisfações com muita homossexualidade a mistura.
O argumento e pobre a ideia de tentar entrar dentro do que se passa num aviao de longo curso e interessante mas os excessos totais de uma suposta comedia derrete estas pretensões assim acabamos por ter apenas um festival gay ao longo de pouco menos de hora e meia, com muito pouco elementos narrativos como argumento, dialogos ou mesmo personagens.
A realização de Almodovar e ligeiramente diferente do habitual, mais colorida menos prefecionista, mais musical, mas no geral sem um grande guiáo a realizaçao ate pode ter elementos apelativos que os mesmos parecem sempre ser reduzidos e pouco potenciadores do filme.
O cast pouco exigente as figuras de Almodovar habituais em registos habituais, onde a capacidade de ser o mais feminino possivel e o importamente nos homens e o menos sexy possivel nas mulheres.

O melhor - Os primeiros dois minutos com os cameos de Cruz e Banderas.

O pior - O filme se resumir a uma idolateração à homossexualidade


Avaliação - D+

No comments: